Automação: como o seu negócio pode se beneficiar dela

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Quando os negócios evoluem, a importância da integração e customização dos processos também aumentam. Da aplicação mais simples à complexa, a automação está presente em muitas formas em nosso dia a dia, agregando valor a todas as funções e áreas de sua empresa.

Automação é o processo pelo qual uma atividade, que até então era realizada manualmente, passa ser executada de modo automático por um sistema , otimizando os resultados e diminuindo ou mesmo dispensando a necessidade de intervenção humana. Conversamos com Marcelino Cunha, Product Manager da [ kolekto ] sobre o tema:

Utilize a tecnologia a seu favor

Todos os dias, funcionários agendam compromissos, solicitam relatórios, revisam contatos de clientes, fluxos de trabalho e procuram atualizações. E como saber se o formulário da equipe de vendas foi atualizado? Em muitas empresas, essas tarefas são feitas manualmente.Consultar vários relatórios, dezenas de documentos e registros e centenas de emails por dia pode ser uma tarefa complicada, sem mencionar as possibilidades de falhas quando tudo isso depende de uma pessoa que tem que tratar muitas fontes de informações simultâneas.

A realidade é que o mundo dos negócios funciona mais rápido com a tecnologia, e se recusar a usar novos sistemas e plataformas, significa que seus concorrentes estão um passo à frente de você. As ferramentas automatizadas tornam você mais eficiente e guiam a sua empresa na direção estratégica. Veja alguns benefícios diretos que pode alcançar:

Um benefício da transformação digital

A transformação digital pode parecer um objetivo distante para organizações que não estão ainda nesse caminho, mas chegou o momento de reagir! A automação é um dos benefícios que a adoção dessa cultura digital de forma contínua pode proporcionar. Você pode começar com alguns processos que claramente precisam de correção e gradualmente atualizando digitalmente todos os seus processos.

Gerencie facilmente equipes descentralizadas

Como bem lembrou Marcelino, a tecnologia reduziu distâncias e aumentou as expectativas. Graças aos sistemas automatizados, você pode gerenciar equipes e processos em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora e dia da semana, sem barreiras com fusos horários ou feriados regionais.

Simplifique processos e identifique recursos não utilizados

Adotar a automação para simplificar processos é uma estratégia eficaz para as empresas. Seja controle de estoque de produtos ou mesmo tempo de resposta para clientes, o foco é eliminar atividades desnecessárias e o foco no aprimoramento de tarefas que agregam valor.

Além dessa simplificação, a automação também oferece a oportunidade de detectar recursos, tecnologias ou aplicativos que não são mais usados ou estão subutilizados.

Diminuição dos gastos

Marcelino lembra que a automação minimiza a quantidade de recursos necessários (tempo, materiais ou insumos, mão de obra, entre outros) para executar as atividades. Tudo isso gera economia nos custos, permitindo que a empresa gere mais valor para seus clientes, reduzam seus custos, maximize seus resultados, entre outros benefícios.

Redução de riscos e aumento da produtividade

Alguns dos processos de fabricação, agora controlados por equipamentos automatizados, eram anteriormente fontes de lesões por esforço repetitivos ou mesmo colocavam em risco a saúde do trabalho humano. Bem como tarefas repetitivas com grande interferência manual como cadastro de planilhas, controle de comprovantes, envio de emails, geração de faturas estavam mais suscetíveis a erros e não maximizavam a produtividade dos colaboradores.

Tarefas monótonas também são facilmente automatizadas. Os colaboradores que desempenhavam alguma ou várias atividades manuais poderão se concentrar em atividades estratégias ou que exigem mais intelecto, o que aumenta sua produtividade e agrega mais valor às horas trabalhadas.

Projeções mais assertivas

Um sistema automatizado é composto por elementos projetados para realizar um conjunto de tarefas programadas, baseado em tecnologias para instantaneamente você monitorar dados e fazer projeções precisas sobre as necessidades de sua empresa.

A automação também amplia o controle dos gestores sobre as atividades desempenhadas na empresa, permitindo a capacidade de monitorar processos, identifiicar pontos de melhoria para minimizar falhas, assegurar o compliance e aprimorar o relacionamento entre a marca e o cliente.

O mapeamento de processos pode fornecer com segurança o estágio atual de uma determinada tarefa, que seja executada no momento exato e como deveria estar para atender às expectativas de sua demanda.

Diferencie a experiência do cliente

A automação proporciona um diferencial quando o assunto é satisfação do cliente. Focar na excelência operacional, atendimento personalizado e rapidez de resposta, ajudam a sua equipe superar as expectativas do seu consumidor.

Quando o assunto é o relacionamento com o consumidor, existem muitas vantagens da automação, entre elas, uma plataforma de CRM oferece flexibilidade para envolver o seu público, identificando problemas, encontrando soluções e até mesmo identificar e garantir que clientes em potencial recebam informações.

Quando e por onde começar automação do seu negócio

Automação é realidade e uma estratégia com potencial infinito. Segundo a consultoria Gartner, a hiperautomação (combinação de tecnologias e conhecimentos para tornar o processo de trabalho automatizado) é a tendência de tecnologia número 1 de 2020.

Marcelino reforça essa ideia, ao visualizar um futuro promissor para o que a automação propõe e tudo o que permeia este conceito. A sua orientação é entender e identificar bem quais processos devem ser automatizados e por qual começar. As empresas devem selecionar criteriosamente, quais consomem muito tempo ou recursos e quais geralmente são suscetíveis à falhas humanas, observando suas necessidades estratégicas e como a automação as tornará mais competitivas no mercado.

Está pronto para elevar para um novo patamar os fluxos de trabalho da sua empresa? A plataforma Customer 360 da Salesforce é um ótimo exemplo de ambiente que permite implementar um processo radical de automatização do seu negócio.

Entre já em contato conosco e entenda melhor como a [ kolekto ] pode ser seu parceiro no processo de transformação digital e automação do seu negócio!

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