Como uma solução DevOp entrega inovação na sua empresa

3 minutos para ler

Um dos grandes diferenciais do ecossistema Salesforce é a facilidade em personalizar e atualizar a sua plataforma, com aplicativos do AppExchange, que irão impulsionar sua empresa em várias direções, seja aumentar a sua base de clientes, automação em marketing ou extração de dados.

Entre as ferramentas nativas na AppExchange que fornecem um conjunto completo de recursos integrados para gerenciar as funções Dev-Ops de ponta a ponta, a Copado está redefinindo a maneira de alcançar o sucesso em Salesforce, com uma abordagem mais flexível, segura e confiável. Conversamos com Vitor Riera, Tech Lead e Supervisor Funcional da [ kolekto ], para você saber as oportunidades e o impacto que essa solução trará para o seu negócio.

O que a Copado faz?

“A Copado fornece uma solução em DevOps para Salesforce, sendo desenvolvida de forma nativa, com integrações aos principais controladores de versão em GIT da atualidade”, a fim de permitir que o gestor tenha “uma visão completa do Pipeline de desenvolvimento”, define Vitor.

Isso traz a facilidade de gerenciar cada etapa dos projetos em andamento e permite “que implantações sejam realizadas de maneira mais eficiente e prática, reduzindo o retrabalho e o processo de análise e correção de implantações malsucedidas”, detalha Vitor.

De um ponto de vista mais específico, a Copado beneficia o uso da metodologia de desenvolvimento ágil nas etapas de planejamento e criação do produto; já nos estágios finais (deploy e release), a plataforma promove a chamada entrega interativa (iterative delivery).

Na prática, o desenvolvimento é rápido e com qualidade, enquanto a entrega é mais satisfatória, graças ao feedback constante do cliente. Vitor explica que “o ganho de produtividade é ainda maior” pelo fato de a solução ser nativa do Salesforce.

“Os riscos de falha de integrações ou dependências externas são totalmente mitigados, garantindo uma experiência mais fluida e eficiente”.

O que as soluções da Copado podem agregar à minha empresa?

Somado aos benefícios mencionados anteriormente, a Copado pode ser integrada às principais plataformas de versão Git. Dessa forma, “todo o trabalho executado e desenvolvido seja registrado de forma segura”. Um bom exemplo de ferramenta com a qual a Copado dialoga é o Jira.

“Com esta integração, é possível sincronizar com o Salesforce todas as User Stories e informações coletadas para um determinado projeto”, explica Vitor. Ao fazer isso, sua empresa pode executar o desenvolvimento diretamente na Copado, de maneira mais simples e centralizada.

A plataforma ainda “possibilita aos clientes uma experiência rica de ‘Continuous Delivery’, onde as implantações podem ser automatizadas entre ambientes definidos no Pipeline”, ele complementa. Elas “são sincronizadas de forma retrógrada para os demais ambientes, evitando que fiquem desatualizados”.

Outra possibilidade é definir pré-requisitos para que uma implantação seja aceita em outro ambiente. Vitor lista alguns exemplos desse tipo de exigência que pode ser pré-configurada:

  • validação manual por área do negócio;
  • processos de QA que podem ser automatizados;
  • valor predeterminado para cobertura de códigos Apex com mínimo de 75%.

Mas como implantar essa e outras soluções da AppExchange e encontrar o melhor caminho em Salesforce?

Quer entender com mais detalhes como esse tipo de solução pode ser implementada no contexto específico da sua organização? Entre em contato com a [ kolekto ] agora mesmo.

Posts relacionados

Deixe uma resposta