Design focado em jornadas de serviço: conheça o [ kolekto ] thinking

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A implementação de novas tecnologias, como automação de processos ou utilizar chatbots, trazem vários benefícios, mas não necessariamente representam uma melhoria do serviço ou do produto, principalmente quando a implementação dessas ferramentas não considera as opiniões das pessoas que são diretamente impactadas por essas tecnologias.

Esse foi o insight que nos direcionou para evoluir a nossa estrutura de serviços de consultoria.

imagem do framework da [ kolekto ]

A partir da nossa experiência na condução de projetos de implementação de aplicações digitais para diferentes indústrias, e inspirados na metodologia duplo-diamante de design thinking, nosso framework foi estruturado em uma abordagem multiprática capaz de organizar todo o processo de transformação digital em 3 grandes focos para garantir alta performance em processos e resultados: Serviço, Solução e Sustentação.

Justamente no foco em Serviço queremos descobrir e compreender o efeito da experiência completa, para além das soluções digitais, nos negócios, marcas e pessoas que serão impactados.

O que é o [ kolekto ] thinking?

O seu serviço ou produto não é reconhecido apenas pelo que resolve, mas também como resolve. É preciso trabalhar com um olhar que esteja atento aos detalhes que compõem tudo ao redor do serviço/ produto, e como elas se relacionam e interferem com pontos de contato, ações, processos e sistemas para criar a experiência.

O [ kolekto ] thinking é a prática especialmente desenhada para explorarmos – através de técnicas de pesquisas, entrevistas e principalmente workshops (inclusive de forma totalmente digital, com todos os cuidados que nossos dias exigem) – os contextos de jornadas de serviço que impactam e serão influenciados diretamente pelas soluções e aplicações desenvolvidas para resolver os desafios de negócio.

O amplo entendimento dos objetivos e impactos nas seis dimensões do desafio – negócio, marca, cliente, experiência, jornada e processo – é possível tomar decisões mais estratégicas e informadas que dão às soluções e aplicações entregues, um alinhamento mais consistente com as metas de negócio, satisfação dos clientes e experiências de marca mais impactantes.

A seleção cuidadosa de metodologias e frameworks, que de forma ágil e dentro de um ambiente altamente competitivo, busca levantar o máximo de informação e contexto para tomada de decisão, passando por:

  • delimitar o foco do desafio;
  • desenhar a proposta de valor da solução para clientes e usuários;
  • organizar como o negócio pode viabilizar essa proposta de valor;
  • alinhar como este negócio irá se posicionar de forma clara para suas audiências;
  • e como traduzimos essa proposta de valor em uma jornada de serviço para além da eventual solução tecnológica, e em última instância, uma experiência de valor para as pessoas.

Quais são os benefícios do [ kolekto ] thinking?

Valor

O que queremos construir com o [ kolekto ] thinking é tornar as suas decisões mais acertadas, informadas e direcionadas para a construção de soluções digitais e experiências que realmente farão diferença para pessoas e negócios.

Personalização

Antes das soluções serem desenhadas, são avaliados e explorados contextos de dimensões distintas. Isso faz com que a abordagem seja totalmente personalizada para os resultados e diferenciais de cada empresa.

Alinhamento

A maneira como realizamos essa etapa também gera um efeito colateral benéfico – e esperado – ao criar um momento de alta colaboração e alinhamento perspectivas e expectativas. Os workshops são realizados com pessoas de diferentes áreas de negócio, com possibilidade inclusive de participação de clientes finais e stakeholders diretamente impactados. O benefício vai além do resultado, mas está também de como ele cria uma convergência de pessoas e áreas partir da experiência de construção de todo o processo. Ou seja, não é só o que é feito, é também como é feito.

Como o [ kolekto ] thinking irá ajudar os desafios da minha empresa?

Em um ambiente altamente competitivo, a força competitiva do [ kolekto ] thinking vem do olhar que vai além da tecnologia para desenvolver uma solução que tenha as pessoas e suas necessidades no centro, construídas de forma ágil, colaborativa e intensa.

O melhor entendimento sobre quem queremos alcançar, qual o contexto e objetivos de negócios e o que queremos construir para as marcas com quem trabalhamos, permite criar soluções personalizadas para pessoas de verdade, com necessidades específicas.

Quer entender como podemos aplicar o [ kolekto ] thinking e nossas outras práticas para resolver os desafios da sua empresa? Entre em contato e descubra.

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