Do desafio a aplicação #2: planejamento e design de solução para aplicação.

6 minutos para ler

A transformação digital passa por levar um desafio de negócio até a o uso e evolução da aplicação.

Se o [ kolekto ] thinking é o nosso PORQUÊ, que descobre, define e traduz o modelo de negócio e a experiência dos clientes em um design de serviço, agora é o momento de transformar essa jornada em uma solução. Este é o papel da nossa 2ª prática de consultoria e serviço, o [ kolekto ] blueprint: desenhar O QUÊ será desenvolvido.

[ kolekto ] blueprint:
O quê é a sua solução digital?

Faixa_kblueprint.jpg

A escolha por uma nova solução é um momento crítico para qualquer empresas, tanto pelos impactos positivos que a sua adoção possibilita quanto pelos riscos envolvidos em qualquer mudanças. E quanto maior a empresa, maior o impacto – positivo ou negativo.

Ao implementar uma tecnologia na sua empresa, o planejamento e a personalização são estratégias cruciais para atingir os objetivos de negócio. E a construção de uma solução de tecnologia e a integração com as tecnologias existentes cria uma complexidade significativa e exige muita coordenação.

O [ kolekto ] blueprint faz o planejamento e desenho da solução que permite a preparação e validação da estratégia da solução do desenho de business case mais adequado ao seu negócio, antes de começar o processo de implementação de uma aplicação, ou um processo de suporte e sustentação.

O que é o [ kolekto ] blueprint?

O [ kolekto ] blueprint é a nossa metodologia proprietária de planejamento, desenvolvida a partir das melhores práticas de arquitetura para transformar o conjunto de processos de negócio, requisitos técnicos e a jornada de serviço, em um desenho de solução e governança de tecnologia, explorando todo o potencial da plataforma Customer 360° da Salesforce e preparando a solução para escalar e evoluir ao longo do tempo.

O foco é antecipar e tangibilizar todo o contexto funcional e técnico de implementação da solução, passando pela estratégia de lançamento à sua sustentação, analisando aspectos técnicos e de negócio, gestão de riscos, governança do projeto e da gestão de tecnologia da organização associadas à nova aplicação, de maneira simples, visual, direta e compreensiva.

O resultado será o mapa usado para direcionar o desenvolvimento mais assertivo da aplicação entre os times [ kolekto ] e do cliente – e mesmo a necessidades de envolvimento de outros parceiros/fornecedores – e funciona como uma referência técnica para o programa de projetos e controle do caminho a ser seguido.

Com base na metodologia do [ kolekto ] blueprint, é possível desenhar:

  • desenhos de arquitetura da solução e integrações;
  • dimensionamento da infraestrutura de tecnologia;
  • macrofluxos de negócio;
  • planejamento de sprints
  • protótipos de telas;
  • estrutura de governança e devops;
  • cronograma e estratégia de go live do projeto;
  • mapeamento de riscos e gestão de mudança;

Esse planejamento de fatores técnicos, funcionais e estratégicos permite criar um alinhamento entre áreas e stakeholders para uma tomada de decisão sobre quais caminhos serão percorridos durante a fase seguinte de desenvolvimento.

Qual a importância de desenhar a solução?

Segurança e controle de investimento

Além de visualizar questões técnicas e estratégicas, o blueprint também é focado em respeitar a parte financeira envolvida no projeto. O investimento precisa ter previsibilidade e, além disso, controle. Estourar orçamento não pode ser uma possibilidade.

Ao mesmo tempo, a equipe técnica do projeto sabe qual é o orçamento e, a partir disso, consegue executar um trabalho capaz de respeitar esses limites.

Visão do que será entregue

Visto que se trata de um desafio que envolve diversas etapas, setores, processos e pessoas, o blueprint proporciona uma visão no qual o seu projeto se sustenta, com uma compreensão detalhada dos objetivos, eliminando quaisquer dúvidas ou lacunas no seu entendimento sobre os objetivos compartilhados, e permitindo alinhamento de prioridades e experiências.

Antecipação de riscos

Qualquer projeto envolve riscos. A melhor chance que se tem de mitigá-los é saber quais podem ser e identificá-los de maneira detalhada. A partir disso, empresas podem ter maior garantia na hora de contratar uma solução.

Mais do que identificar os riscos, permite entender o tamanho do impacto que podem causar e preparar todos para uma ação reativa. Agir no tempo certo garante fluidez para o projeto.

Mitigação de atrasos

Os atrasos podem gerar prejuízo financeiro e atrapalhar a transição para a implantação da plataforma de tecnologia. O [ kolekto ] blueprint também desenvolve um cronograma de entregas que deve ser projetado entre a equipe técnica e os gestores. Entre exigências e necessidades, há também prazos mínimos para o desenvolvimento da solução e a implantação. Com tudo definido, as chances de atrasos são reduzidas.

Como isso torna o projeto da sua empresa mais ágil?

O [ kolekto ] blueprint é um exercício de planejamento e, a partir da estratégia de negócio, é possível desenhar uma estrutura que seja capaz de entregar os resultados esperados pela companhia.

A metodologia promove análise de informações, cenários e debates entre áreas de negócio, tecnologia e a [ kolekto ], alinhando percepções e chegando a conclusões sobre uma possível estrutura da solução. Nesse trabalho, o máximo de informações possível é coletada, garantindo que todas as necessidades da empresa possam ser atendidas.

A partir dessas exigências, é possível estruturar um planejamento adequado e capaz de funcionar de maneira estratégica. Com um planejamento sólido, é possível desenvolver um roadmap claro que vai guiar a execução de todos os sprints. Assim, com uma rota de trabalho mais clara e definida, a execução se torna muito mais assertiva.

Os sprints também precisam de um número de refinamentos consideravelmente menor. O desenvolvimento parte de bases bem definidas, que foram feitas a partir da integração entre a equipe estratégica e a técnica.

A transformação digital está tomando forma com o [ kolekto ] blueprint. Agora o desafio é encontrar a melhor forma para implementar o desenho de solução. Rápido. O [ kolekto ] liveflow é o COMO fazemos tudo acontecer.


Veja também:

[ kolekto ] thinking: O porquê da sua solução digital

[ kolekto ] liveflow: Como implementar a sua solução digital

[ kolekto ] ongoing: A sua solução digital evoluindo. SEMPRE.

Posts relacionados

Deixe uma resposta