Entenda como a indústria 4.0 impacta nas verticais trabalhadas pela [ kolekto ]

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Estamos testemunhando o avanço da quarta grande Revolução Industrial, e de forma rápida, podemos resumir assim: a primeira, foram as máquinas a vapor que impactaram a produção. A segunda ficou marcada pela eletricidade, o avanço dos meios de transporte e meios de comunicação. Já na terceira, a aproximação entre ciência e indústria impulsionou o desenvolvimento tecnológico e a busca pela eficiência e especialização, iniciando um mundo digital. E hoje, a indústria 4.0 realiza a convergência desses avanços tecnológicos digitais e físicos, em ambientes totalmente integrados entre si e com as pessoas, só possível com o surgimento da computação em nuvem, internet das coisas e evolução das inteligências artificiais, entre outros.

O que é a Indústria 4.0?

A quarta revolução industrial tem como núcleo um conjunto de tecnologias capazes de transformar dados em informação relevante e confiável para as organizações. Grosso modo, o objetivo é automatizar processos em níveis cada vez mais altos, não apenas do ponto de vista operacional. A gestão, por exemplo, passa a tomar decisões com base em dados coletados em tempo real.

Algumas das tecnologias que se destacam nesse contexto são:

  • Internet das Coisas (IoT);
  • Inteligência Artificial (IA);
  • Big Data;
  • Machine Learning;
  • computação em nuvem;
  • sistemas ciber-físicos (CPS).

Um exemplo de como isso funciona dentro de um processo fabril é o da Manutenção 4.0. Resumidamente, sensores e dispositivos IoT — muitas vezes já presentes nas novas gerações de equipamentos industriais — coletam dados em tempo real durante a execução dos processos. Esse material é enviado para um banco de dados (Big Data) e processado por soluções de TI específicas, a depender da finalidade. Caso uma anomalia seja identificada nos gráficos e indicadores, um serviço preventivo é disparado — o que permite reduzir custos, evitar quebras, agilizar os reparos etc.

Mas é importante ter em mente que a Indústria 4.0 tem como ponto de partida a transformação digital dos negócios. E isso impacta muito além das linhas produtivas, chegando ao desenvolvimento de estratégias e implementação da digitalização dos negócios, processos, interfaces, serviços… em qualquer nível e em qualquer segmento.

Quais mudanças já podemos observar no mercado?

A partir da nossa perspectiva da transformação digital dos negócios, em que focamos na consultoria e desenvolvimento de sistemas de interface com clientes, parceiros ou mesmo para processos de dentro das organizações, é possível perceber a influência em todo a categoria de indústrias. O resultado é a possibilidade de expansão cada uma delas.

Setor automotivo

Podemos ir muito além das possibilidades na linha de produção, tecnologias embarcadas nos veículos e nas frentes de gestão de frotas com o uso de combinada de telemetria, IoT, e algoritmos inteligentes.

O uso das informações para a gestão das redes de negócio na indústria, com parceiros comercias e clientes, a transformação digital permite o desenvolvimento de processos mais integrados, de relacionamentos mais personalizados. Além disso, permite que um setor muito maduro possa inovar e expandir possibilidades comerciais a partir de experiências impossíveis anteriormente.

Setor energético

A captura de dados em larga escala — e em tempo real — é um dos grandes diferenciais para esse setor. Soluções de IoT e medidores inteligentes, por exemplo, são capazes de interpretar dados que permitem a compreensão de processos para monitoramento de variáveis. O resultado é uma análise mais precisa de índices que descrevem a qualidade da eletricidade consumida.

Consequentemente, é possível oferecer serviços personalizados e otimizar continuamente os processos operacionais. Os custos de aquisição e instalação de sensores e instrumentos modernos, por sua vez, tornaram-se mais acessíveis, permitindo uma compreensão ampla e profunda dos processos industriais.

O melhor planejamento, controle e melhoria da eficiência energética e operacional, combinada com um processo de crescimento do mercado livre de energia, estão abrindo oportunidades de inovação nas oferta , relacionamento com clientes e parceiros comerciais.

Manufatura

A manufatura inteligente habilitada pela digitalização dos negócios busca maior produtividade e eficiência, mais segurança, um processo mais sustentável, antecipando os próximos passos para aumentar a competitividade das indústrias. Além do impacto no chão de fábrica, a transformação digital permite uma nova maneira de se relacionar com seus parceiros e clientes empresariais.

As indústrias de manufatura pesada estão buscando construir experiências para clientes empresariais que são mais associadas a clientes finais, baseadas em usabilidade, visão 360, mobilidade e jornadas completas de relacionamento, para uma modernização de suas atividades industriais.

Financeiro

Nesse caso, a inteligência artificial e a computação em nuvem já promovem uma modificação significativa em muitos aspectos. O setor continua a navegar em direção a aplicações práticas por meio de tecnologias como o blockchain, na segurança da informação, o que traz mais possibilidades aos clientes.

Uma tendência relevante, por exemplo, é a oferta de transações instantâneas por meio de Apps e entre instituições diferentes. Além disso, plataformas de autoatendimento, reuniões virtuais com o gerente em horário estendido para serviços remotos e os próprios chatbots para atendimento automatizado inteligente já são realidade em várias instituições.

Transportes

O rastreamento proporcionado por sensores RFID e aplicações online estão entre os principais destaques. Os serviços se tornam muito mais eficientes com a capacidade de monitoramento de alta precisão da localização dos veículos, seja no transporte de pessoas, seja de mercadorias.

Na logística, os benefícios se estendem à possibilidade de roteirizar melhor os trajetos para entrega. Em alguns casos, aplicações com IA planejam o trajeto em tempo real para evitar pontos de tráfego intenso, obras e acidentes, por exemplo.

Outro impacto nesse setor tão tradicional é que ele está se reinventando, absorvendo conceitos de atuais de mobilidade, compartilhamento e experiência dos clientes a partir de sistemas únicos baseados em computação em nuvem, permitindo a gestão de todo o volume de informação para um novo padrão de atendimento.

Como se adaptar a esse cenário?

O desenvolvimento de alto nível está profundamente atrelado à aplicação do conhecimento técnico às demandas de cada empresa. Ainda que algumas organizações contem com profissionais capacitados, o potencial das instituições de ensino e pesquisa é muito maior — o que mostra que as parcerias entre esses atores desempenha papel fundamental na Indústria 4.0.

É necessário um esforço conjunto das organizações e das instituições de ensino, de modo a elaborar um plano sólido para que os colaboradores desenvolvam conhecimentos técnicos e tecnológicos adequados à realidade. Isso se soma à valorização (e ao desenvolvimento) de competências sociais, como flexibilidade, espírito de cooperação e criatividade.

A evolução dos processos e a entrada da tecnologia em larga escala tende a demandar novas funções profissionais. Somado a isso, a ampla gama de possibilidades de aplicação dessas tecnologias faz com que o investimento em inovação se torne um diferencial.

Quem for capaz de transformar tecnologia em vantagem competitiva com mais eficiência, rapidez e criatividade para entender e atender seus clientes, parceiros e demais stakeholders, conquistará uma posição privilegiada no setor em que atua.

Esse já é o nosso dia a dia, e se quiser entender melhor uma maneira de fazer da transformação digital uma realidade para sua empresa, entre em contato com a [ kolekto ]. Estamos aqui para isso.

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