Estratégias digitais para acelerar a experiência em preços e cotações

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Fechar negócios com mais rapidez e atender às altas demandas de produtos customizados, aumentando as vendas e a produtividade, tornou-se imperativo para sobreviver em um ambiente altamente competitivo.

Por outro lado, muitas empresas ainda gastam grande parte do tempo gerando cotações, orçamentos e preparando propostas em diversas planilhas e sistemas, ao invés de se concentrar totalmente em finalizar o acordo.

O CPQ Salesforce (Configure, Price and Quote – Configurar, Preço e Cotação) permite que seus representantes personalizem as configurações, definam os valores dos produtos com precisão e enviem orçamentos rapidamente a partir de uma plataforma única e simplificada.

O CPQ Salesforce é um recurso do CRM Salesforce cuja finalidade é criar cotações mais rapidamente, com a mínima necessidade de recursos (tempo e capital) e menos erros. Essa estratégia é relevante para a empresa em diferentes aspectos, como na melhor definição de preços, maior produtividade dos colaboradores e na construção de marcas fortes.

Como o CPQ Salesforce será útil para a empresa?

O CPQ Salesforce é uma solução que possibilita que sua equipe de vendas faça cotações e propostas rapidamente, permitindo a precisão dos pedidos.

Imagine reduzir drasticamente o tempo para organizar uma proposta? Cada recurso do CPQ é voltado para agilizar e automatizar processos que desaceleram a sua equipe de vendas, desde a seleção de produtos até a precificação e geração de documentos. Veja mais benefícios.

Experiência personalizada em tempo real

O Salesforce CPQ permite que os representantes de vendas criem orçamentos rapidamente com alta precisão. Preços e descontos precisos são garantidos e as aprovações são encaminhadas automaticamente sempre que necessário. Quando os clientes desejam fazer ajustes em suas compras, a sua equipe de vendas pode criar cotações atualizadas em tempo real.

Seleção de produtos

Muitos vendedores podem encontrar dificuldades na seleção dos produtos para os clientes. Eles precisam saber qual é a combinação certa para que os itens funcionem corretamente, além de saber quais atendem melhor às necessidades dos compradores.

O CPQ ajuda os vendedores por meio de um processo de venda orientado: a partir de uma série de perguntas feitas, é fornecida uma lista de produtos sugeridos que atendem à demanda do cliente.

Quanto aos bens que devem ser vendidos como um pacote (bundle) pelo fato de dependerem um do outro para funcionar, o gestor responsável agrupa tais produtos e aplica uma regra indicando que os itens precisam ser vendidos conjuntamente.

Precificação automatizada

Colaboradores despendem muito tempo com atividades burocráticas quando precisam calcular à mão os preços do que será vendido, sendo que eles poderiam concentrar seus esforços em otimizar relacionamento com clientes, por exemplo.

Aos adicionar um produto e sua cotação na solução, seus valores são calculados imediatamente. Qualquer atualização feita posteriormente também gera alteração automática no preço final, sem a necessidade de cálculos pelos funcionários.

Saiba que o CPQ Salesforce não usa uma simples planilha, mas um conjunto de tecnologias que trazem mais flexibilidade à rotina corporativa.

Há, ainda, simplificação no oferecimento de descontos pelos representantes ou vendedores da empresa. Pode-se programar descontos automáticos em produtos de assinatura, mas é viável inserir descontos de forma manual. O CPQ calculará os valores finais automaticamente e com base em regras de preços previamente definidas.

Contratos e renovações

Quando um contrato tem seu prazo encerrado, a empresa tem a oportunidade de fazer uma cotação para venda de renovação. Esse procedimento também é automatizado pelo CPQ Salesforce, tornando-o mais fácil para a equipe de vendas.

A solução usa o que é chamado de Sales Contract, sendo associado ao registro do cliente. Ao marcar a opção “Contratado”, o ciclo de revenda é programado automaticamente.

O fácil acesso ao histórico de oportunidades e contratos firmados com os clientes pelos funcionários permite uma melhor implementação do omnichannel na empresa.

Vendas maximizadas

Todas as empresas, independentemente de seu tamanho ou área de atuação, concentram seus esforços visando aumentar seus lucros. O CPQ Salesforce aprimora e moderniza a estrutura da sua equipe de vendas e cria uma melhor experiência de compra para os clientes.

Como dito, uma das maiores vantagens do CPQ Salesforce é sua capacidade de aproveitar a automação de processos da maneira mais eficaz, desde a geração da fatura até o processo final. Considerando todas as vantagens mencionadas acima, pode-se facilmente imaginar o benefício de obter e atender o número maior de clientes, o que significa mais vendas, lucros e geração de receita.

O CPQ Salesforce é mais acessível, prático e fácil de ser aplicado do que muitos gestores imaginam, principalmente quando estamos tratando de um investimento que maximiza as chances de sobrevivência e desenvolvimento da organização no mercado.

Se a sua empresa ainda gasta horas fazendo cotações e preenchendo planilhas, chegou o momento de contratar uma Consultoria Salesforce, para ela poder te ajudar a obter os benefícios desejados, garantindo uma melhor experiência ao cliente e automação para os seus colaboradores.

Aprofunde-se sobre o assunto: entenda a importância de receber uma consultoria em CRM Salesforce!

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