Como a LGPD impacta as empresas? Entenda a importância do assunto

7 minutos para ler

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor agora em setembro, e visa proteger os consumidores contra a má administração de sua privacidade e o controle com o qual os seus dados são compartilhadas ou vendidos. A maneira como lidamos com as informações será afetada pela nova lei. Para se adaptar rapidamente é crucial ficar atento aos novos padrões da LGPD e, ao mesmo tempo, evitar punições que podem chegar até R$ 50 milhões. Quer saber mais sobre o tema e como a LGPD mudará a sua vida? Então continue a leitura!

Qual a importância e quais as definições?

A Lei Geral de Proteção de Dados é o novo marco legal de uso de informações privadas de todos os brasileiros. Ela é válida em todo o território nacional e afeta instituições públicas e privadas que envolvam informações de terceiros. Nesse sentido, a sua abrangência passa por ações de coleta, uso, armazenamento, processamento e compartilhamento de registros.

A LGPD cria um novo padrão de uso de informações e estabelece conexão com a europeia GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) e a norte-americana CCPA (Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia), e basicamente todas dão aos consumidores o direito de solicitar que suas informações permaneçam privadas.

A lei deixa algumas definições muito claras, como:

  • Dados pessoais são as informações relacionadas à pessoa identificada ou identificável;
  • Dados pessoais sensíveis são informações de origem racial / étnica, religiosa, política, filosófica, de saúde, sexual, genética ou biométrica;
  • Titular é a pessoa a quem os dados pessoais se referem;
  • Controlador é a pessoa que toma decisões sobre o processamento de dados pessoais;
  • Operador é a pessoa que trata os dados pessoais em nome do responsável pelo tratamento;
  • O tratamento é a coleta, processamento, armazenamento, descarte, entre muitos outros.

Quais são as melhores práticas para se adaptar a LGPD?

A lei restringe e controla a forma como as empresas coletam e utilizam dados. Qualquer coleta, por exemplo, demandará o consentimento do usuário. E caso alguma mudança nas normas de privacidade ocorra, ela demandará uma nova autorização do dono dos registros. Um dos princípios da lei é responsabilizar a empresa pelos dados que ela coletou, assim, reveja a necessidade de dados pessoais na sua empresa, afinal, quanto maior a quantidade de dados coletados, maior a sua responsabilidade.

Todas as informações coletadas devem ficar acessíveis aos seus donos. Por isso, a empresa precisa estar atenta e disponibilizar meios para que os seus clientes tenham acesso aos registros sempre que desejarem. Ou seja, a qualquer momento o cliente deve ter meios para visualizar, editar, remover, migrar e proibir o uso de suas informações.

Já as políticas de privacidade devem ser acessíveis, claras e objetivas. Isso permitirá ao seu cliente entender por qual motivo os seus dados são coletados. Dessa maneira, a autorização será dada com mais segurança.

É fundamental que os colaboradores e fornecedores, que tiverem acesso a esse tipo de informação, conheçam a política da empresa sobre tratamento de dados pessoais, tanto quanto os principais pontos da legislação e, principalmente, devem entender a importância do cumprimento desta lei para a empresa e para a privacidade dos titulares das informações. Lembre-se de conscientizar esse público sobre o risco de ataques cibernéticos e, também, de evitar guardar informações em arquivos físicos ou virtuais que sejam desnecessários, se for imprescindível que sejam eliminados o quanto antes.

O último ponto da LGPD que devemos destacar é a maneira como dados sensíveis são trabalhados. Informações como religião, gênero e opinião política demandam cuidados especiais e o uso comercial é restrito. O mesmo vale para os dados de saúde, que só podem ser utilizados para fins comerciais com o apoio do cliente.

Como um CRM irá auxiliar a sua empresa nesse processo?

Um dos maiores desafios para garantir a privacidade dos dados é entender como e onde armazenados, monitorar e controlar quem tem acesso a eles. Listamos abaixo como você pode otimizar a sua plataforma de CRM para garantir que a sua empresa seja capaz de cumprir todos os requisitos e regulamentos de privacidade de dados:

Segurança de dados

Quando se fala em proteção de dados, a prioridade que vem em mente é garantir que indivíduos fora de sua organização não tenham acesso aos dados de seus clientes. O CRM é um meio robusto de armazenar dados corporativos. A partir dele, a empresa pode manter a segurança com alto nível de controle, com sistema de backup automatizado, recuperação de dados e fornece os meios para proteger dados sigilosos e confidenciais do usuário por meio de criptografia de dados.

Controle de acesso

Quem tem o acesso aos dados na sua empresa? Uma plataforma de CRM impõem controles para que equipes e usuários individuais tenham as permissões apropriadas para acessar registros consistentes com sua função. Você pode restringir o acesso para que funcionários visualizem apenas registros que tenham relação, impedir que usuários exportem dados e proteger ainda mais dados confidenciais.

Atendimento personalizado

Quanto mais você souber sobre seus clientes, melhor poderá fornecer a eles o tipo de experiência positiva que realmente lhe interessa. Mas como armazenar todas as interações e os dados do seu público? A sua empresa precisa ir além de post-its, relatórios ou tabelas em Excel. Uma plataforma de CRM possibilita armazenar uma vasta lista de clientes e uma infinidade de informações sobre eles. Isso permite um atendimento personalizado e facilidade ao seus funcionários no acesso às informações.

Otimização de recursos

Otimizar recursos é um processo contínuo. Isso garante ao negócio mais performance. Além disso, amplia a habilidade de profissionais manterem um nível uniforme de qualidade no seu dia a dia. O CRM torna os processos de gestão de dados e manipulação de informações do cliente muito mais práticos. A empresa poderá salvar registros, acessar e compartilhar de modo automatizado. Além disso, a adaptação das rotinas às rotinas de governança de TI será feita sem grandes riscos e erros.

Organização e Visibilidade

Em qualquer negócio, dados sobre clientes são coletados por diferentes equipes e setores. À medida que os relacionamentos se desenvolvem, mais informações valiosas podem ficar largadas e anotadas em qualquer planilha ou salvas em diversas pastas e arquivos. E geralmente incluem informações confidenciais sobre outras empresas e indivíduos.

O uso de um CRM permite às empresas garantir a coleta todas as informações e as armazenam da maneira organizada, sem perder nada de valioso.

No cenário atual, investir em segurança de dados é um passo básico para tornar o seu negócio mais competitivo. Hoje muitos são os clientes que miram na privacidade como um diferencial para gerir os seus dados: se os serviços são feitos com base em padrões alinhados com as normas do mercado nessa área, as chances de o cliente fechar o contrato são muito maiores.

Uma plataforma de CRM permite que as organizações forneçam uma excelente experiência ao cliente, centralizando seu banco de dados e automatizar processos, oferecendo acesso instantâneo a percepções em tempo real e uma visão abrangente de suas interações em 24 horas com os clientes.

* A publicação é de caráter informativo e não deve ser interpretado como serviço de consultoria.

Posts relacionados

Deixe uma resposta