Multicloud: entenda porque você deve adotar essa estratégia

6 minutos para ler

As empresas estão cada vez mais dependentes de plataformas capazes de automatizar suas tarefas cotidianas. Rotinas de controle de vendas, atendimento, gestão de campanhas de marketing, analytics e muitas outras demandas exigem soluções digitais no suporte. Com tanto trabalho a ser feito, a estratégia de multicloud é um recurso que faz diferença.

Usar soluções de diferentes companhias ou, até mesmo, várias do mesmo fornecedor em nuvens distintas é uma realidade concreta para diversos negócios. Isso porque é necessário garantir que os setores tenham as plataformas mais adequadas para exercer seu trabalho diário.

Ainda que estejam em servidores próprios, essas plataformas podem (e devem!) ter integração entre elas. A opção por uma estratégia de multicloud é algo que gestores das principais companhias têm feito ultimamente, e neste post contamos o porquê. Confira!

O que é e como funciona o conceito de plataformas multicloud?

Gerir um negócio e garantir que suas demandas cotidianas sejam desenvolvidas, depende diretamente do uso da tecnologia. As plataformas de trabalho estão em nuvens, de onde oferecem acesso prático, seguro, ágil e muito funcional. No entanto, com tantas necessidades de cada negócio, além das muitas opções de serviços, nem sempre um software resolve tudo.

A partir daí é que se torna possível compreender o multicloud, primeiramente, em uma perspectiva de recurso para atender ao que uma companhia precisa. A estratégia consiste em, basicamente, contar com diferentes aplicações em múltiplas nuvens, cada uma delas hospedando sua própria plataforma de gestão e operação de demandas específicas.

Há dois cenários: o uso de diferentes plataformas, de fornecedores distintos, cada uma em sua própria nuvem. Em paralelo, há fornecedores que desenvolvem várias plataformas, com finalidades variadas, mas também em nuvens separadas.

É comum, por exemplo, que um negócio tenha seu planejamento estratégico de marketing e, para garantir eficácia, precise gerir suas campanhas. Nesse caso, uma nuvem específica e exclusiva para marketing é utilizada — há também outras nuvens, como as de CRM e as voltadas apenas para analytics.

Integração entre nuvens é pilar

Por mais que tudo que mostramos até aqui não seja difícil de entender, um dos pilares da estratégia de plataformas multicloud ainda precisa ser detalhado: a integração. Isso porque as plataformas podem gerar problemas caso elas não se comuniquem umas com as outras.

Por conta disso, a integração é quase uma exigência para se trabalhar com multicloud. Quando há esse recurso, as diferentes plataformas são capazes de trocar informações, exportar e importar dados das outras aplicações em diferentes nuvens e gerir dados com maior facilidade. Tudo isso sem deixar a segurança de lado no momento em que informações são compartilhadas.

Quais são as principais vantagens?

Não é à toa que a estratégia multicloud se tornou uma opção de grandes empresas ao redor do mundo. Mais do que isso, fornecedores estruturam seus serviços de plataformas dessa forma porque há a possibilidade de unir fatores como segurança, gestão otimizada e integração.

A seguir, mostramos quais são as principais vantagens de optar por plataformas multicloud. Entenda como essa proposta pode ser bem aplicada em um negócio!

Segurança

O ambiente multicloud é muito mais seguro e a razão é simples: cada uma dessas nuvens conta com avançados recursos de criptografia de dados e de níveis de acesso. Isso significa que apenas pessoas autorizadas conseguem usar as plataformas, além do fato de as informações estarem sempre devidamente protegidas, especialmente quando elas transitam entre nuvens.

Visão unificada

O maior benefício na operação de multicloud é ter uma visão unificada do negócio. Cada uma dessas nuvens traz a mesma base de dados e, assim, a empresa consegue que todos os seus setores tenham acesso às mesmas informações, centralizando os registros que são utilizados por todos — cada software utiliza separadamente esses dados, em um trabalho de visão 360º.

Integração

A integração é outra vantagem competitiva muito importante. Ela permite que as plataformas troquem informações e sigam uma jornada de gestão do relacionamento com o cliente. Do registro de vendas até o disparo de campanhas de marketing, cada um desses trabalhos passa por mais de uma plataforma —e se integradas, o processo é automatizado, eficaz e gera menos esforços.

Autonomia

Com várias nuvens, uma para cada setor ou segmento, cada um desses grupos tem sua própria capacidade de decidir a extensão dos serviços contratados. Essa autonomia é fundamental para que haja a escolha de plataformas completas e que disponibilizem todos os recursos desejados. As escolhas são livres e sempre voltadas para o melhor desempenho do negócio.

Escalabilidade

Empresas sempre têm planejamento de expansão e, para acompanhá-los, é necessário escalar as tecnologias utilizadas. Quando a estratégia de multicloud é utilizada, torna-se mais fácil contratar novas plataformas em suas nuvens à parte. Além disso, a escalabilidade também gera economia, já que é mais fácil negociar oportunidades com fornecedores.

Alto desempenho

A possibilidade de escolher o serviço que preferir é uma garantia de que a empresa pode optar sempre pelos fornecedores mais qualificados do mercado. Na prática, essa liberdade gera alto desempenho, já que se pode chegar à seleção das melhores plataformas disponíveis no mercado.

Como a [ kolekto ] pode ajudar sua empresa?

A [ kolekto ] é uma empresa nativa de um cenário em que os negócios se construíam em estruturas complexas, com diferentes aplicações integradas nessa estratégia multicoud. Por isso, há 8 anos, somos capacitados para pensar em estruturas sob medida para companhias de qualquer setor.

Mais do que apenas projetos de venda e atendimento, sempre com o uso do CRM Salesforce, a [ kolekto ] propõe aos seus clientes o desenvolvimento da proposta multicloud. Isso gera um ambiente com a integração como base, mesmo com diferentes aplicações. Hoje, a Salesforce tem um grupo de nuvens capazes de fornecerem serviços de todos os níveis, de vendas ao marketing.

A proposta de trabalho é fornecer uma estrutura de aplicações com a jornada mais complexa possível usando o Salesforce, com base para que tarefas em diversas áreas sejam desenvolvidas. O posicionamento da [ kolekto ] como consultoria é estruturar uma experiência de uso perfeita, com a amplitude necessária de nuvens e suas plataformas sempre integradas.

Negócios estruturados com base na transformação digital e prontos para a gestão e operação dinâmicas precisam pensar em multicloud. Soluções independentes otimizam o trabalho cotidiano, mas sem deixar de criar pontes de integração perfeitas para uma empresa.

A [ kolekto ] pode oferecer a estrutura tecnológica de plataformas perfeita para a sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta