Planejamento de TI: entenda a importância para agir estrategicamente

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No mundo corporativo, a tecnologia da Informação (TI) desempenha um dos papéis mais importantes na operação do dia-a-dia: mudou todos os setores da economia e abrange a liderança, as estruturas organizacionais e os processos de toda uma empresa. Certamente mantém os processos funcionando como deveriam e as pessoas informadas sobre tudo o que está acontecendo.

E aqui entra o papel do planejamento de T.I: em razão da sua importância, as organizações estão mantendo o crescimento realizando cada vez mais o planejamento de TI. Esse planejamento pode garantir que a sua organização alcance suas metas e objetivos estratégicos.

O que é um planejamento de TI?

O Planejamento Estratégico de TI (PETI) é um desdobramento do planejamento da sua corporação, mas voltado à gestão de TI. Ele faz com que as ações tomadas na área sejam alinhadas com os valores, a visão, a missão, os objetivos e metas da organização.

Durante a elaboração desse planejamento, os recursos – orçamento, pessoal, infraestrutura, tempo, entre outros – são alocados de forma que sejam melhor aproveitados pelo seu negócio, maximizando o alcance de resultados.

Quais são os objetivos do planejamento de TI?

A finalidade principal desse planejamento é aprimorar a tomada de decisão e otimizar ainda mais os processos da organização. Esses objetivos são desdobrados nas seguintes ações:

  • alterar o papel desempenhado pelo TI na empresa – deixar de ser apenas uma área de back-office, transformando-se em área estratégica;
  • aproximar o TI com o restante das áreas do negócio;
  • aumentar o nível de amadurecendo do TI – fazendo com que a tecnologia se torne um diferencial para o negócio;
  • garantir que os recursos sejam distribuídos eficientemente.

Qual é a importância do planejamento de TI para a empresa?

Muitas empresas de tecnologia se limitam à prestação de serviços essenciais aos seus clientes. Porém, toda organização em fase de maturidade – e de nível enterprise – já utilizam tecnologias de ponta em sua rotina – como IA e Big Data. A simples aquisição de soluções prontas não é suficiente para manter a competitividade de grandes empresas.

Ao tornar o TI parte do seu planejamento estratégico, uma organização usufrui dos seguintes benefícios:

  • comunicação transparente – a aproximação melhora a comunicação entre as duas partes. Além disso, isso melhora a percepção sobre os resultados obtidos com as tecnologias;
  • velocidade de adaptação – bons consultores conhecem as tendências da área e orientam a empresa sobre como utilizar a tecnologia para mantê-la um passo à frente das concorrentes;
  • crescimento do negócio – as tecnologias implementadas serão adaptadas de forma que melhor atendam a empresa, fazendo com que o TI entregue mais valor;
  • melhor uso dos recursos – minimizam-se os desperdícios de recursos. Por exemplo, não será gasto tempo e dinheiro com tecnologias que agreguem pouco ao negócio.

Como fazer um planejamento de TI?

O PETI deve ser elaborado com base no planejamento estratégico, sendo um documento auxiliar dele. Não há um jeito único de fazer o plano, e uma equipe de consultoria poderá alterar as etapas para melhor atender sua empresa. Veja quais são as suas etapas e diferenciais.

Forme uma equipe

Reúna o time de TI para o círculo de tomada de decisões da sua empresa. Considere nomear um chefe de TI com experiência e capaz de pensar estrategicamente.

Defina os objetivos adequados

Com a equipe formada, é o momento de definição de curto, médio e longo prazo. Eles devem ser alinhados com o do planejamento estratégico e voltados ao uso da tecnologia. Alguns exemplos são:

  • criar diferenciais competitivos;
  • melhorar a comunicação interna e externa;
  • conquistar novas oportunidades de mercado;
  • aperfeiçoar a entrega de processos e serviços.

Ter uma visão de médio a longo prazo permitirá que uma verdadeira transformação seja planejada e executada. Essas mudanças em grande escala sempre levam mais tempo e esforço do que o previsto, portanto, deixe isso claro para sua equipe.

Analisar os ambientes e mapear soluções

Aqui se faz uma análise dos ambientes internos e os externos da empresa, esse último aspecto deve ter foco nas oportunidades que as tecnologias podem gerar.

Após, realiza-se um mapeamento das tecnologias que serão personalizadas e implementados na organização — como CRM. É necessário que elas sejam eficientes e capazes de adaptar à rotina operacional do negócio.

Estabelecer estratégias de TI e fazer o plano de execução

Definem-se as prioridades das ações de TI para aproveitar dos pontos fortes da empresa e identificar oportunidades. Outro alinhamento envolve a criação de planos táticos para que as ações sejam tomadas de forma encadeada.

Após, cria-se um plano de execução que mostra como serão desempenhadas as atividades do TI no campo prático:

  • como será a alocação dos recursos;
  • as responsabilidades de cada colaborador e gestor;
  • os indicadores de desempenho;
  • cronograma para implementação das tecnologias;
  • como será a arquitetura das tecnologias para garantir que haja governança de TI.

Monitorar os ajustes

Por fim, analisam-se as métricas para verificar se as metas propostas estão sendo atingidas ou gerando os resultados esperados. Além disso, determina-se a frequência que o planejamento será avaliado e revisado.

Quais são os erros que devem ser evitados ao fazer um planejamento de TI?

Para evitar desperdício de tempo e capital, deve-se saber quais são os erros mais comuns e como evitá-los:

  • Não comunicar a mudança – faça com que toda a empresa apoie a estratégia. Isso pode ser feito por meio de demonstrações, workshops e outras técnicas de demonstração.
  • criar objetivos pequenos ou grandes demais – os objetivos e metas precisam ser factíveis e executáveis. Como isso exige conhecimento técnico em tecnologia, elas também devem ser definidas juntamente com a equipe de TI;
  • Avalie o sucesso da TI pelos lucros, não pelo custo. Isso requer ver a tecnologia como impulsionadora de receita.
  • não diferenciar estratégia e operação – o PETI deve conter apenas atividades estratégicas. Se necessário, crie planos táticos e operacionais;
  • adiar constantemente o planejamento – postergar a elaboração do planejamento pode reduzir a competitividade da sua empresa.

Por que contar com uma consultoria especializada?

O planejamento de TI faz com que sua organização se torne mais voltada ao futuro e desenvolva novas vantagens de mercado, tornando-a mais atrativa para os stakeholders. Entretanto, você precisa encontrar uma consultoria capaz de satisfazer suas necessidades.

Não é qualquer empresa de tecnologia que é capaz de atender as necessidades de uma enterprise que já se transformou digitalmente. O gestor precisa encontrar uma consultoria especializada e com experiência na área. De preferência, busque uma empresa com certificações, profissionais bem treinados e que esteja em constante aprimoramento, especializando sua equipe.

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