Transformação digital: entenda como isso tem mudado a realidade das empresas

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A transformação digital é uma tendência cada vez mais comum, decorrente da necessidade dos empreendimentos de acompanharem um novo tipo de consumidor. A crescente interação dos clientes com a tecnologia fortalece o relacionamento deles com os negócios, o que aumenta a exigência em relação aos produtos e serviços oferecidos.

Uma pesquisa feita pela Softex mostrou que 73,2% das empresas participantes já estão iniciando seu processo de digitalização para aumentar a competitividade — o que mostra que o mercado brasileiro já está consciente sobre a importância da transformação digital. No entanto, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre os seus impactos e como ela pode ampliar as oportunidades da empresa.

Por esse motivo, preparamos este post para que você entenda como a tecnologia tem impactado a realidade das empresas e quais são seus principias benefícios. Continue a leitura para saber mais!

O que é a transformação digital?

Por meio da transformação digital, empresas buscam otimizar sua performance, aumentar seu alcance no mercado e oferecer uma melhor experiência ao consumidor. Isso envolve não só o investimento em novas tecnologias, mas também mudanças nos processos e na cultura da empresa.

A experiência do consumidor pode ser melhorada por meio de diversas estratégias, como uma maior presença online — por meio de redes sociais, sites, aplicativos etc —, fortalecendo o relacionamento com a marca.

Além disso, as empresas podem usar tecnologias como cloud computing, soluções de automação e CRM, inteligência artificial e Internet das Coisas para otimizar seus processos internos e oferecer serviços e atendimento mais personalizados aos clientes.

Qual é sua importância?

O comportamento do consumidor atual já foi transformado por meio da tecnologia. O grande número de recursos e informações disponíveis a qualquer momento e lugar por meio dos smartphones, por exemplo, aumenta o seu nível de exigência, já que a busca por melhores opções é facilitada.

Sendo assim, é preciso que as empresas estejam preparadas para atender a essas novas expectativas. Para isso, nada melhor que utilizar a própria tecnologia a seu favor, tanto para melhorar o relacionamento com os clientes quanto para aprimorar seus processos e oferecer diferenciais em relação à concorrência.

Uma pesquisa feita pela Dell Technologies mostrou que apenas 37% das empresas brasileiras entrevistadas já adotam a transformação digital, com planos maduros de investimentos e inovações. Porém, apenas 6% podem ser consideradas líderes digitais, com a transformação enraizada em sua cultura.

Já em um ranking relacionado à transformação digital feito pela IMD com 63 países — liderado pelos EUA, o Brasil ocupou a 57ª posição. Apesar disso, um levantamento feito pela Brasscom prevê um movimento de R$ 250 bilhões gerado pelas tecnologias de transformação virtual no país até 2021.

Quais os impactos da transformação digital nas empresas?

A transformação digital é capaz de trazer benefícios para diversas áreas da empresa, de forma a torná-la mais eficiente e melhorar seu desempenho no mercado. Veja, a seguir, quais são os principais.

Ampliação do modelo de negócio

A transformação digital provoca mudanças no modelo de negócio das empresas, de maneira a ampliá-lo para atender às demandas dos clientes cada vez mais presentes nos meios digitais. Isso aumenta as oportunidades de negócio e o volume de vendas, já que a empresa torna seus produtos mais acessíveis para seu público-alvo.

Um exemplo disso é a integração entre diversos canais de vendas, que permite que os consumidores concluam uma compra pela internet e façam a retirada do produto nas lojas físicas, por exemplo. Além disso, é possível utilizar soluções digitais para conhecer melhor o perfil e as preferências do público-alvo e, por meio da análise dessas informações, oferecer novos produtos e serviços cada vez mais customizados.

Melhoria dos resultados em geral

Com a transformação digital, é possível obter melhorias em diversos fatores importantes, como na produtividade das equipes, na lucratividade do negócio e também no posicionamento da marca no mercado. Para isso, é preciso selecionar as melhores soluções tecnológicas de acordo com as necessidades e objetivos da empresa.

As soluções de automação, por exemplo, ajudam a diminuir os gargalos dos processos internos a fazê-los funcionar de maneira mais rápida e eficiente. Com elas, os computadores passam a desenvolver sozinhos atividades que antes tomavam muito tempo dos colaboradores — como análise de dados e geração de relatórios — e diminuem a necessidade de realizar tarefas repetitivas.

Assim, o tempo dos colaboradores é otimizado e eles podem focar em questões mais estratégicas para o crescimento do negócio. Além disso, com o aumento da eficiência dos processos, há uma diminuição dos gastos com retrabalhos, tanto em questão de tempo como de recursos financeiros — o que impacta diretamente na lucratividade.

Essas melhorias permitem também oferecer produtos e serviços cada vez melhores e mais alinhados às expectativas dos clientes, o que fortalece a imagem da marca no mercado. Para isso, é importante dar uma atenção especial à qualidade do atendimento prestado ao investir em tecnologias para otimizar o setor de relacionamento com o consumidor.

Otimização da comunicação empresarial

Existem soluções tecnológicas que ajudam na otimização da comunicação entre os diversos setores da empresa, tornando-a mais rápida e transparente. Além disso, essas soluções também podem auxiliar na comunicação externa com os consumidores, deixando-as mais assertivas e dinâmica.

Como exemplos podemos citar o ERP — que permite fazer uma gestão centralizada dos processos empresariais — e o CRM em nuvem — usado para gerenciar o relacionamento com os clientes. Como essas são soluções baseadas em cloud computing, os dados podem ser consultados e atualizados em tempo real, o que evita problemas como divergência de informações e dificuldade de compartilhá-las entre os diversos setores.

Fortalecimento do relacionamento com os clientes

Ao se fazer presente nas mídias digitais, as empresas tornam-se mais acessíveis para os consumidores e podem resolver seus problemas de forma mais prática. Além disso, canais como as redes sociais permitem ter acesso a um número maior de informações sobre o que os clientes esperam da empresa, pois a obtenção de feedbacks é facilitada.

Soluções como o CRM integrado a uma solução de gestão empresarial também desempenham um papel importante na melhoria da relação entre marca e consumidor. Isso porque ele traz diversas funcionalidades que otimizam a atuação do time de vendas e permitem oferecer um atendimento mais personalizado.

Reconfiguração dos modelos de trabalho e atendimento

A transformação digital também muda as formas de trabalho dentro das empresas, principalmente no que diz respeito ao atendimento aos clientes. As soluções tecnológicas já permitem automatizar esse processo — por meio de atendentes virtuais —, o que torna a experiência de compra mais cômoda e diminui o volume de trabalho das equipes.

Além disso, ao registrar em uma plataforma virtual todas as informações relativas a cada cliente e mantê-las organizadas, é possível prestar atendimentos mais personalizados. Isso porque as empresas passam a conhecê-los melhor, o que torna o atendimento mais objetivo e direcionado às suas necessidades.

Em relação aos modelos de trabalho, um dos principais exemplos de reconfiguração trazido pela transformação digital é a necessidade de implementação de processos ágeis nas empresas. Isso porque a gestão de projetos com a metodologia Agile permite atender mais facilmente às exigências do mercado atual, pois torna a empresa mais flexível e capaz de se adaptar às mudanças constantes causadas pelas novas tecnologias.

Com ela, é possível tornar os processos internos mais eficientes e melhorar de forma contínua as soluções oferecidas aos clientes. Além disso, a pesquisa State of Agile, realizada com empresas de diversas partes do mundo, mostrou que 55% delas utilizam as metodologias ágeis para ter um aumento de produtividade e 37% buscam reduzir riscos dos projetos por meio de sua adoção.

Como você viu, os consumidores estão cada vez mais exigentes e utilizam a tecnologia a seu favor para encontrar as melhores opções do mercado. Por isso, o setor de TI deve estar sempre atento às inovações e buscar a aplicação da transformação digital na empresa para adaptá-la a esse cenário e mantê-la competitiva.

Quer se informar melhor sobre as transformações causadas pela tecnologia digital e seus impactos no mercado? Então confira nosso podcast Por Trás da Nuvem!

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