6 tecnologias que transformarão a forma como sua empresa se relaciona com o cliente

3 minutos para ler

Já pensaram como evoluiu a maneira como nos relacionamos? As inovações também tornaram mais fácil para as empresas interagirem com os seus clientes. Mais conectado e exigente, é ele quem conduz essa mudança. Construir relacionamentos fortes cria fidelidade. Veja algumas tecnologias que são parte dessa grande transformação:

1. CRM na nuvem

Os clientes de hoje desejam ser tratados como indivíduos únicos, isso significa conhecer suas preferências e histórico de relacionamentos. Mas como extrair e usar os seus dados de maneira estratégica para melhorar essa experiência? Um CRM em nuvem é o caminho para personalizar ainda mais essa jornada, pois oferece:

  • armazenamento de perfis e histórico de relacionamentos;
  • personalização baseada em dados do próprio cliente;
  • não exige upgrade de software e hardware;
  • flexibilidade e escalabilidade;
  • mobilidade.

2. Inteligência artificial

Uma das melhores maneiras de encantar os clientes é resolver dúvidas e problemas o mais rápido e perfeitamente possível. E a Inteligencia Artificial é parte essencial neste processo.

Do aprendizado de máquina ao chatbots, a IA é cada vez mais presente e transformadora relação entre empresas e consumidores em nível global.

US$ 15,7 trilhões — impacto global da IA até 2035¹.

3. Big data

A personalização do relacionamento ajuda a construir uma base de clientes leais e melhorar as receitas a longo prazo. A acessibilidade às informações fornece soluções sob medida de acordo às expectativas de seus clientes, agora ainda mais orientada por dados.

O Big Data Analytics está transformando a maneira de interagir e está no foco de grandes empresas no mundo todo: US$ 260 bilhões — investimento em soluções de Big Data e Business Analytics até 2022².

4. Omnichannel

O omnichannel abrange a integração da jornada do consumidor nos meios físicos e digital. Essa maior acessibilidade gerará a necessidade de experiências que sincroniza seus canais de comunicação juntos.

Agora, com comércio eletrônico, sites, mídia sociais, o marketing omnichannel ajuda as marcas a criar mensagens que os clientes querem ver, quando querem vê-las e os canais que preferem.

5. eCommerce

O eCommerce evoluiu : o foco é ir além do momento da transação. Agora as estratégias de relacionamento promovem lealdade de longo prazo, fornecendo experiências digitais personalizadas em cada etapa da jornada do cliente. Além de ajudar na fidelidade, abre novos mercados: as organizações podem expandir seu negócio para mercados nacionais e internacionais, independentemente de distância ou fuso horário.

6. Blockchain

O Blockchain, na tradução literal, é uma cadeia de blocos integrante de um sistema de registro coletivo. É uma estrutura distribuída em diversos computadores, que armazena transações semelhante a um banco de dados, mas sem o controle de uma autoridade central..

O registro é distribuído e formado por vários participantes, interligados de forma independente. Possui informações como valores, quem enviou, quem recebeu, quando essa transação foi feita e em qual lugar está registrada.

É conhecido também como “digital ledger” (livro de caixa/ razão), permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet, como toda a experiência do consumidor, incluindo processamento de pagamentos e atendimento pós-venda.

Quer se envolver mais com essas tecnologias? Acompanhe-nos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn e fique atento a essas e outras tendências!

¹ https://www.visualcapitalist.com/economic-impact-artificial-intelligence-ai/

² https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=IDC_P33195

Posts relacionados

Deixe uma resposta