Se uma empresa B2B ou B2C não é nativa digital, ampliar sua presença nas redes desempenhará um papel fundamental na evolução de seus negócios. O comércio eletrônico é a grande oportunidade para expandir produtos e serviços, com potencial de se tornar um canal muito expressivo de receita ou mesmo o caminho mais rápido para diversificar estratégias de crescimento ou de novos negócios.
No relatório The Global Payments Report, o ano de 2021 testemunhou um forte crescimento mundial de 14% em relação ao ano anterior no comércio eletrônico, excedendo US$ 5,3 trilhões em valor de transações. De acordo com o mesmo estudo, até 2025, espera-se que o ramo contabilize 12% dos gastos globais dos consumidores.
Basicamente, há 2 possibilidades de estruturar sua estratégia de e-commerce, que podem ser desdobradas tanto para organizações B2B ou B2C:
1) Loja Virtual
Um canal de vendas para seus produtos e serviços, aproveitando as possibilidades digitais para desenvolver novas formas de experiências a seus clientes.
2) Marketplace
É a plataforma construída para viabilizar negócios entre diversos vendedores podem alcançar potenciais clientes, funcionando como um shopping digital.
O que influencia as decisões sobre a estratégia de e-commerce?
Independentemente da escolha do modelo comercial e suas possíveis variações, as decisões de por onde começar, como construir e evoluir seu e-commerce devem estar alinhadas com diferentes fatores que hoje impactam diretamente estratégia, operação e experiência do canal digital: agilidade de implementação e time-to-market, personalização e customização, integração entre sistemas e informações, escalabilidade tecnológica, soluções de pagamento, ferramentas de gestão do canal e atendimento aos clientes, estabilidade e capacidade processamento… tudo isso (e mais outros fatores) para construir uma experiência focada no seu cliente.
Qualquer que seja o momento que sua estratégia digital de vendas se encontra – “ainda não há nenhuma”, “sabemos o que queremos e vamos começar a desenvolver” ou “já temos um e-commerce e queremos ir além na experiência” – é importante estar ciente desses fatores para o melhor caminho possível. As escolhas feitas podem ajudar a escalar o negócio ou criar barreiras para o desenvolvimento e crescimento do seu e-commerce.
E justamente por estar fundamentado na experiência do cliente a partir dos conceitos de CRM para marketing, vendas e serviços, o Salesforce Commerce Cloud, a nuvem de soluções para desenvolvimento de e-commerce da Salesforce, é capaz de atender qualquer nível de requisitos, dos mais essenciais para quem está começando, até os mais sofisticados, para quem precisa oferecer uma experiência ainda melhor.
Agilidade para criar experiências envolventes e não ficar para trás
Entre no mercado digital com agilidade e diminua custos de entrada
Com soluções prontas para a construção de plataformas de e-commerce, com recursos para versões mobile e possibilidade de personalização e customização, você adapta seu negócio rapidamente às necessidades dos seus clientes, implantando uma loj avirtual ou marketplace em semanas (e não anos), realizando lançamentos e atualizações com facilidade, potencializando o alcance nacional e aproximando sua marca de expandir para mercados internacionais.
Integre se CRM para personalizar a experiência para cada cliente
A integração do Commerce Cloud com as demais soluções de CRM, principalmente da Salesforce, permite criar experiências realmente únicas e em todos os aspectos do seu comércio eletrônico, para oferecer personalização e recomendações aos compradores na finalização da compra.
Use soluções nativas para facilitar a conversão e logística de pedidos
O Commerce Cloud oferece a experiência de automatizar processos para precisão na entrega, e processamento de pagamentos, transparência e assistência no processamento de pedidos, além de ampliar com facilidade as soluções em uma plataforma flexível baseada em nuvem.
E-commerce B2B com funcionalidades específicas para diferentes indústrias.
Para acelerar o time-to-market e diminuir custos, a plataforma Commerce Cloud conta com soluções específicas para indústrias, que podem ser personalizadas para garantir a experiência que você e seus clientes esperam.
Estrutura flexível para seu e-commerce atender o cliente no que precisar
Experiência de compra unificada de verdade
Integre e tenha acesso a todos os seus pontos de venda. O Commerce Cloud pode conectar todos os seus canais, sejam eles lojas físicas ou digitais, para criar uma jornada coesa ao seu cliente, e servir como ferramenta para o seu time trabalhar as oportunidades, compartilhar e atualizar informações e relatórios de desempenho imediatamente.
Isso é possível pela otimização de vários processos, como vendas, gerenciamento de pedidos e de estoque, campanhas e conversões, em uma única plataforma, oferecendo flexibilidade e funcionalidade omnichannel para o seu negócio.
Plataforma em nuvem para a integração e escabilidade do seu negócio
Hoje, os e-commerces exigem lidar com picos repentinos, alto tráfego, volumes de transações e controle de estoque. À medida que o seu negócio irá expandir, o Commerce Cloud dimensiona sua estrutura tecnológica de acordo com a sua demanda.
E por ser uma plataforma em nuvem, isso significa que toda a sua empresa pode compartilhar e acessar a mesma infraestrutura, com os mesmos benefícios, atualizações e serviços, de qualquer lugar e hora.
Acessibilidade e estabilidade para atender seus clientes quando eles desejarem
Um atraso ou bug no carregamento da página do seu e-commerce, pode resultar em vendas perdidas. A estabilidade e robustez do Commerce Cloud oferece experiências online de compras práticas, rápidas e flexíveis, para responder aos clientes tudo o que procuram no momento que eles desejarem.
Sofisticação para elevar a experiência do seu e-commerce a uma experiência única
Gerencie todo o relacionamento com seus clientes
Com a possibilidade de integração com as demais soluções de marketing, serviços e vendas da Salesforce, o Commerce Cloud permite construir uma estrutura completa de relacionamento com seus clientes, desde conteúdos e promoções personalizadas, gestão de atendimento pós vendas, para construir experiências que façam os clientes voltarem, tudo ao alcance das diferentes áreas que constroem a experiência do cliente.
A facilidade do autoatendimento online para clientes B2B, com todas as funcionalidades que eles precisam
Especialmente para oportunidades B2B, o Commerce Cloud permite trazer todos os benefícios da experiência de compras online, para as exigências das negociações entre empresas: catálogos e negociações personalizadas, suporte para grandes pedidos, facilidade para repetição de pedidos, hierarquia de contas, diferentes métodos de pagamentos e gestão de envios para diversos locais em diferentes datas. Além da integração com sistemas de marketing, vendas e serviços permitirem uma gestão unificada de cada cliente.
Mobile first ou Mobile Optimized, seu e-commerce na mão de seus clientes
Não importa em que setor você está, as soluções de e-commerce precisam atender a necessidade dos clientes de mobilidade. O Salesforce Commerce Cloud possui soluções otimizadas para versões móveis de e-commerce para facilitar e permitir que as empresas se conectem melhor com o público e multipliquem as oportunidades de vendas.
Inteligência artificial potencializando as experiências de seus clientes e seus resultados
Ao combinar o Commerce Cloud com o Salesforce Einstein, sua empresa terá recursos que permitem transformar totalmente as estratégias de vendas, personalizando e recomendando produtos ou serviços mais relevantes para os clientes, com base nos comportamentos de navegação e compras, gerando insights para melhorar a experiência e impulsionar receitas.
Case [ kolekto ]: inovação em uma plataforma B2B Commerce e reconhecimento internacional
A AES Brasil, reforçou recentemente o seu posicionamento e estratégia empresarial, com o lançamento da plataforma digital Energia+, uma iniciativa que consolida a empresa como uma forte opção para o mercado livre de energia, em um ambiente de comercialização desenvolvido para simplificar o processo de migração de pequenas e médias empresas para o Ambiente de Contratação Livre (ACL).
A inovação rendeu à [ kolekto ], parceira no desenvolvimento da plataforma com a AES Brasil, o reconhecimento internacional da Salesforce, com o Salesforce Partner Innovation Awards, agora na nuvem B2B Commerce. Para saber mais desse projeto, escute o episódio ‘Energia: uma revolução eletrizante’, do nosso podcast Por Trás da Nuvem.
Começando ou em busca de uma experiência mais poderosa em seu e-commerce?
Não importa em que momento você está, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ignorar as potencialidades de uma estratégia de e-commerce para impulsionar seu crescimento.
É aqui que nós podemos ajudar, a entender como esses e outros recursos da plataforma Salesforce Commerce Cloud podem viabilizar suas estratégias de e-commerce, possuindo ou não já alguma solução Salesforce. Vamos conversar?