Case de sucesso Renault Case de sucesso Renault

Case de sucesso: desenvolvimento do back end de gestão do site da Renault com Salesforce

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Qual foi o desafio do projeto?

Desenvolver, integrado aos sistemas legados da montadora, todo o back end para gestão (cadastro, edição, fluxo de aprovação) de Ações Comerciais, Chamadas de Ofertas e Cadastro de Ofertas de Veículos e, através de uma nova integração, carregar as ofertas de varejo no novo Site de Ofertas da Renault e recuperar as informações de leads gerados nesta origem.

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Como a solução foi pensada

Como toda a solução de LMT (Leads Management) já estava desenvolvida na plataforma Salesforce, a {kolekto} propôs que em vez de desenvolver um CMS diretamente no Site de Ofertas, fosse utilizada a mesma plataforma já presente na Rede e na Montadora, aproveitando já toda a estrutura de contas e regionalização, bem como a garantia de entrega e acompanhamento de conversão do lead dentro do mesmo ambiente, permitindo uma visão 360 do processo desde a criação da Ação Comercial até a conversão em venda. Foi proposta uma solução baseada em objetos padrão e fluxos de aprovação standard do Salesforce e uma com uma camada em Visualforce funcionando como ferramenta de melhoria de UX em forma de wizard para ganho de produtividade na atividade de cadastro de Ações Comerciais e Ofertas. A integração com o Site de Ofertas foi feita através de um webservice que é consumido pelo publicador.

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Como o projeto foi construído com a Renault e a Salesforce

Foi utilizada a estratégia de desenvolvimento da solução primeiramente em objetos padrão e recursos standard da plataforma Salesforce em paralelo com a nova integração com o Site de Ofertas e,  posteriormente, em um segundo release, o desenvolvimento das customizações de otimização de user experience – Ux  para aumento de produtividade do processo. Isso foi fundamental para permitir que em 1 mês após a definição da especificação funcional, já houvesse uma solução 100% funcional para testes integrados com o Site de Ofertas, o que assegurou o time-to-market do projeto.

Qual o resultado atingido?

O site ofertas.renault.com.br nos primeiros 6 meses de funcionamento recebeu mais de 2,5 milhões de visitas que no primeiro quadrimestre de 2015 correspondeu a 25% do volume de visitas no ecossistema digital da Renault do Brasil. Atualmente gera 65% do volume de leads da montadora atingindo até 15% de taxa de conversão em vendas na melhor concessionária do ranking da Rede Renault do Brasil.

O case de sucesso da Renault na Plataforma de Sucesso Salesforce desenvolvidos pela {kolekto} foi apresentado no Webinar “Lead Management na Indústria Automotiva” e pode ter o vídeo assistido abaixo:

Vídeo do Webinar Salesforce: Lead Management na Indústria Automotiva

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