Como aumentar a retenção de clientes utilizando um CRM?

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Hoje, a tecnologia é crucial para que as organizações alcancem os seus objetivos de negócio. Um exemplo disso é a forma como essas soluções contribuem com o relacionamento entre cliente e empresa, de modo a gerar valor mútuo para ambos.

Essa relação é a base de qualquer organização comercial e deve ser encarada como prioridade. Um foco consistente nos clientes permite que você responda às necessidades e estabeleça um relacionamento que irá impulsionar o sucesso de seu negócio. Utilizar plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) ajuda a fornecer uma base sólida para a gestão de relacionamento com sua base de clientes.

Para atrair novos clientes, a empresa terá que investir em publicidade, em marketing específico no ambiente digital, em SEO, bem como estudar a persona para combater objeções e posicionar a marca pela primeira vez na mente do comprador. Já a retenção de consumidores é uma estratégia mais barata do que os esforços para atrair novos contatos. Assim, a maior retenção de clientes, representam mais vendas e menos custos.

Reconheça que o CRM serve para muita coisa

É fundamental notar que várias operações podem ser agilizadas com essa aplicação, o que representa benefícios globais para os setores da empresa.

Como se sabe, o CRM é o responsável pela gestão do relacionamento do cliente em uma forma global e completa. Assim, é a aplicação que integra informações sobre os cliente assim que eles começam a interagir com a marca, relevantes para marketing, atendimento e vendas, com riqueza de detalhes e permitem uma visão única do cliente para a tomada de decisões estratégicas e táticas mais alinhadas com a expectativa das pessoas.

Outra questão é a automação de marketing. Um CRM pode também auxiliar na realização de algumas tarefas e processos de forma automática, de modo a liberar os profissionais internos para outras questões. Um exemplo disso são as ações de e-mail marketing, que podem ser escaladas de acordo com o crescimento da base.

Implementando marketing direcionado e atendimento personalizado

Quanto melhor você conhecer seus clientes, mais especificamente poderá direcionar seu marketing às necessidades deles, trabalhando na personalização e retenção. O CRM fornece informações valiosas sobre o histórico de compras para que você possa direcionar suas ofertas e torná-las mais atraentes e relevantes.

Por exemplo: como maneira de buscar novamente o interesse deles e convertê-lo em uma compra real, você pode analisar os dados do CRM e identificar os clientes que não compram há um tempo, mas que continuam recebendo e acessando a sua newsletter. Você pode utilizar essa personalização oferecendo descontos especiais ou algum valor adicional pelo seu produto.

Você também pode oferecer um suporte omnichannel, disponível em diversos canais e que transite entre esses pontos sem paradas bruscas. O cliente deve seguir sem precisar repetir informações sempre que trocar de canal.

É também fundamental pensar na linguagem e na prestatividade da assistência. Nesse sentido, os dados podem ser usados para buscar o que é ideal para cada usuário. Vale citar a disponibilidade das soluções e a integração dos dados para chegar a resoluções mais rápidas e precisas.

Use programas de fidelização

Os famosos programas de fidelização são cruciais para aprimorar a retenção. Com o CRM, eles se tornam ainda mais eficientes e práticos. Desse modo, a empresa pode usar essa aplicação para chegar a insights interessantes do que pode ser efetivo a fim de trazer o contato para perto e torná-lo fiel.

A fidelização é importante, pois representa um relacionamento mais profundo entre a organização e seu consumidor. Podem ser usados pontos acumuláveis que são trocados por brindes ou descontos em produtos de interesse; descontos e ofertas para as próximas compras; acesso gratuito a novos recursos; além de ofertas exclusivas e outras estratégias que façam o consumidor se sentir único.

Fortaleça o pós-vendas

Outra questão quando falamos da importância de apostar no CRM como estratégia para reter clientes é o suporte ao pós-venda. Com uma solução que integra dados, é bem mais fácil saber exatamente quando fazer o follow-up, de modo a aumentar a satisfação do consumidor e oferecer valor real a eles. A partir de uma série de interações frequentes, é possível construir um relacionamento.

Algumas estratégias que já mencionamos, como os programas de fidelização e envio de e-mails específicos, funcionam bem no pós-venda. Além disso, pode-se pensar em ofertas em pacotes e combos exclusivos para impulsionar o cross selling e uso de depoimento de outros consumidores de modo a continuar engajando as pessoas com o valor social.

Nesse sentido, abordagens específicas de vendas podem ser ótimas. Uma delas é utilizar o senso de urgência também com promoções para criar necessidade e estimular a ação do cliente. O upselling também é interessante, como uma forma de conectar novas aquisições com as anteriores.

Compreenda a importância das boas parcerias

Para avançar nesse assunto e garantir o melhor de uma solução CRM, uma parceria é fundamental. É preciso, sobretudo, contar com uma aplicação de qualidade, que apresente diferenciais inovadores, um bom suporte e evolução constante. Assim, o negócio vai ser sempre impactado positivamente com a gestão do relacionamento com o cliente.

A retenção de clientes é um dos principais objetivos associados ao uso de CRM. Com o apoio de uma solução como essa, é possível otimizar a relação com os contatos e assegurar que eles continuem conectados mesmo depois de uma primeira compra. Desse modo, a organização se expande com uma base de pessoas fiéis que inclusive servem como advogados da marca para atrair novos leads.

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