Como utilizar o CRM para construir uma boa estratégia de marketing?

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Para que a sua estratégia de marketing sempre gere bons resultados, você precisa conduzi-la de forma integrada a outras soluções, como uma plataforma de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente), que permite a qualificação do seu público-alvo e o desenvolvimento de campanhas muito mais inteligentes ao basear as suas ações em dados úteis, capazes de gerar uma transformação na empresa.

Trabalhar com informações detalhadas sobre o público que você pretende atingir é fundamental em qualquer segmento. Isso permite criar abordagens mais alinhadas às expectativas e necessidades dos seus potenciais clientes, o que contribui para a margem de sucesso em suas conversões.

Garantia de satisfação

Um contato mais qualificado é apreciado por qualquer público. Ninguém gosta de ser tratado como apenas mais um número em uma planilha. Ter as suas particularidades e necessidades respeitadas pode ser eficaz para tomar uma decisão favorável em relação ao seu produto ou serviço a partir de uma experiência do cliente de melhor qualidade.

Trabalho mais focado

A sua estratégia de marketing não deve ser fundamentada em suposições sem fundamento. Esses “achismos” podem ser altamente prejudiciais para os seus resultados por não corresponderem à realidade. Um CRM é capaz de apontar informações objetivas e relevantes para cada etapa do seu trabalho de marketing, desde o planejamento até a execução.

Acesso fácil ao software

Uma boa solução de CRM tem como principal característica a acessibilidade, sendo um software que pode ser consultado a partir de qualquer dispositivo. Uma reunião para definir pontos críticos da sua estratégia de marketing ou mesmo um processo de força de vendas podem se basear nessas informações de maneira fácil e rápida.

Como construir uma boa estratégia de marketing utilizando o CRM?

Para que seja possível aproveitar os benefícios que o CRM pode oferecer à sua estratégia de marketing, é fundamental integrar esses dois recursos. Não se trata apenas de uma questão de tecnologia, mas de usar os elementos certos para desenvolver uma estratégia robusta, que ajude a sua empresa a alcançar os resultados que ela deseja.

Trabalhe com foco no cliente

A construção de um relacionamento significativo com seus clientes começa na implementação de uma estratégia com foco total neles. A sua prioridade deve ser o entendimento sobre as necessidades, as motivações e os desejos do seu público-alvo para que todas as suas decisões seguintes sejam efetivas.

Essas características devem ser registradas no seu CRM para que tanto o time de marketing quanto o de vendas possam consultá-lo ao elaborar e executar suas estratégias. O seu acompanhamento de métricas e indicadores de performance também deve ser adaptado a partir das informações que você obtém no CRM.

Mapeie a jornada do consumidor

A jornada do consumidor é o caminho que ele percorre até a conversão que você deseja (a compra de seu produto, a assinatura de seu serviço). O ponto de partida da jornada é a motivação do consumidor para buscar a solução que a sua empresa está oferecendo, e o papel da sua estratégia de marketing é potencializar esse avanço.

A eficácia de uma jornada do consumidor depende do quanto você sabe a respeito dele. Isso permite apostar nos gatilhos mais eficazes para aproximá-lo cada vez mais do seu produto de forma natural. O seu CRM tem um papel fundamental de reunir as informações mais estratégicas que você precisa para aplicar a abordagem correta.

Qualifique mais o seu público

Um dos principais benefícios de trabalhar com um CRM na sua estratégia de marketing é qualificar o seu público muito além do convencional. Isso cria uma série de oportunidades de segmentação que podem potencializar os seus resultados de forma significativa.

Use campos personalizados em seu software de CRM para acrescentar informações relevantes sobre o seu perfil de cliente ideal. A partir daí, você pode segmentar a sua comunicação considerando esses detalhes, além de aprender mais sobre o seu público.

Planeje a automatização de processos

O uso de um CRM na sua estratégia de marketing também proporciona um ganho significativo de produtividade a você e sua equipe. É a partir das informações reunidas nessa solução que você consegue configurar os fluxos de automação necessários para ampliar os seus resultados de forma exponencial.

O seu objetivo deve ser o de contar uma história. A partir dos dados reunidos no seu CRM, é necessário enxergar de que formas surgem as necessidades do seu público-alvo, como as pessoas costumam ouvir falar do seu produto e de quais formas se dá o processo de consideração. A partir daí, planeje quais gatilhos vão gerar quais respostas na sua estratégia.

Valorize a personalização

É bastante positivo quando um cliente em potencial enxerga uma oferta ou uma interação como se ela fosse pensada especialmente para ele. Esse grau de exclusividade pode ser alcançado ao personalizar a sua comunicação considerando as informações acessíveis a partir do CRM da sua empresa.

A elaboração de ofertas personalizadas é essencial para fazer com que o seu público avance pela jornada de compra. A personalização também é valiosa para as interações da sua empresa com o seu público-alvo. Busque sempre trazer aquilo que atende às necessidades do seu cliente em potencial com o valor adequado.

Como você pôde ver, utilizar um CRM para construir a sua estratégia de marketing é uma ótima forma de ampliar o potencial de sucesso dela. Você conseguirá direcionar as abordagens mais acertadas para o seu público-alvo graças à facilidade de acesso a informações relevantes sobre ele no software.

Gostou deste conteúdo? Leia quais são os principais motivos para utilizar o CRM em sua empresa.

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