Computação em nuvem: como atender a demanda por profissionais especializados

7 minutos para ler

Empresas de todo o mundo estão adotando a nuvem como a principal estratégia de tecnologia para transformação digital. Segundo estimativas da consultoria Gartner, a adoção da tecnologia é cada vez mais vital e, até 2022, 70% das organizações terão uma estratégia formal para cloud computing.

Essa jornada na nuvem precisará de uma equipe especializada para garantir que ela funcione corretamente, e por um longo tempo. Muitas empresas encaram dificuldade em encontrar esses profissionais. Então, como formar esse time?

Um caminho para encontrar o talento certo é atrair e investir na sua formação e desenvolver um perfil adequado para trabalhar dentro da sua empresa. Atrair talentos e treiná-los na plataforma Salesforce é a principal estratégia na [ kolekto ] para responder a este desafio.

Salesforce Customer 360: experiências de atendimento mais conectadas

A plataforma Salesforce oferece uma ampla variedade de soluções para atender às necessidades de qualquer organização, mas para isso acontecer de fato é preciso abranger as diferentes áreas e processos. A Salesforce Customer 360 é uma plataforma de tecnologia baseada na nuvem e que tem como objetivo ajudar as empresas a fornecerem uma experiência unificada ao cliente, conectando facilmente Service Cloud, o Marketing Cloud e o Commerce Cloud, entre mais de uma dezena de nuvens de solução, além de aplicativos externos.

Mas quais os perfis ideais para trabalhar com a plataforma? A primeira coisa que ajudará a responder essa pergunta, é o profissional saber onde quer se posicionar no ecossistema da Salesforce e como quer construir sua jornada de evolução. A Salesforce Customer 360 oferece aos profissionais um conjuntos variados de habilidades – do iniciante, passando pelo avançado e especialista – para diversas funções, como Administrador, Arquiteto, Desenvolvedor, Consultor e Profissional de Marketing.

Um administrador é quem pilota o dia a dia da adoção da plataforma, agrega valor aos negócios automatizando processos comerciais complexos, criando relatórios, painéis e capacitando e suportando usuários na operação em Salesforce. Um consultor se concentra em identificar e conduzir as áreas técnicas e de negócio a enfrentar desafios empresariais complexos e resolvê-los através de melhorias nos negócios.

O desenvolvedor cria soluções personalizadas, enquanto o arquiteto desenha sistemas que suportam altos volumes e integram outras tecnologias.

Enquanto um profissional de marketing cria campanhas direcionadas, se abastecendo com os dados dos clientes e as ferramentas de automação de marketing para interagir com o público em todos os canais.

A Salesforce possui o Trailhead uma plataforma gratuita de treinamento, com trilhas de certificação bem definidas para cada uma das funções, para todas as nuvens de soluções de produto, processos de negócio e níveis mencionados acima. Disponível em várias línguas, seja um administrador que está começando, um recém-formado da faculdade, um usuário ou alguém que ama aprender, o Trailhead é um ótimo ponto de partida.

Trailhead: convide o seu time a aumentar suas habilidades

A Salesforce evoluiu imensamente ao longo dos anos, com novos recursos incríveis sendo desenvolvidos, produtos que beneficiam todos os tipos de organização e o seu ecossistema. E é lógico: eles criaram valor ao incentivar seus clientes a explorarem novos recursos e maneiras de permitir que seus talentos aumente suas habilidades com o Trailhead.

O Trailhead é a maneira gratuita e divertida de aprender, os tópicos de aprendizagem são organizados em módulos e estes estão divididos em unidades. Para concluir uma unidade, o usuário ganha pontos respondendo a um teste ou concluindo um desafio. Um quiz confere os conhecimentos absorvidos em perguntas de múltipla escolha e em alguns casos há desafios práticos que testam as habilidades em uma organização do Salesforce. Depois de concluir todas as unidades de um módulo, um emblema novinho em folha ficará exposto no seu perfil e você pode compartilhar com a comunidade e com seus contatos nas principais redes sociais. Ao adotar essa poderosa estratégia de gamificação, o Trailhead transforma a experiência de aprendizado em uma jornada divertida e colaborativa e que pode ser feita a qualquer momento e em qualquer lugar por meio de dispositivos móveis.

Se o Trailhead atende a todo o ecossistema, nós como uma Salesforce Consulting Partner, que atendemos clientes em projetos complexos e de missão crítica, precisamos ir além. Encontrar, recrutar e treinar talentos exigiu da [ kolekto ] pensar fora da caixa e para isso criamos o [ kolekto hackforce ]. Uma iniciativa institucional que permite o onboarding rápido de consultores e desenvolvedores, já treinados em uma primeira experiência de entrega ágil e colaborativa, aderente à cultura da empresa e às expectativas de nossos clientes.

[ kolekto hackforce ] programa de treinamento e recrutamento de talentos

Desde o seu lançamento em 2012, a [ kolekto ] tem uma proposta de manter um processo contínuo de formação de talentos. O programa [ kolekto hackforce ] nasceu “por acaso”, de uma oportunidade quando quando o Head de Tecnologia e Projetos da [ kolekto ], Hugo Medrado, foi convidado para palestrar e apoiar a Olimpíada de Programação da UNICSUL | Universidade Cruzeiro do Sul. A palestra era fácil resolver, mas e o que seria dado como prêmio para a equipe vencedora?

A resposta foi simples mas, como tudo que é simples, mais desafiadora: “não vamos dar um prêmio, sortear um smartphone ou um tablet, vamos dar OPORTUNIDADE!”. E foi assim que o [ kolekto hackforce ] foi estruturado em sua primeira edição em Fevereiro 2017. Utilizando o conceito de imersão, mentoria e hackaton em um programa de 40 horas foi assegurado a contratação de 3 estagiários ao final do processo do qual participaram 9 candidatos.

E nesta jornada os candidatos desenvolvem competências diversas como, autoformação, configuração, desenvolvimento na plataforma trabalho em equipe e habilidades de apresentar o resultado dos seus projetos para uma bancada formada por representantes da [ kolekto ], da Salesforce Brasil e até de clientes. Por mais que estejam “competindo”, os participantes se ajudam mutuamente nos seus projetos, fazendo o que é melhor para um e para todo o grupo, um de nossos valores básicos da [ kolekto ].

Tudo isso permite, inclusive, identificar aqueles que são destaque na curva de aprendizado. Para nossos clientes e parceiros da Salesforce, queremos que eles vejam na [ kolekto ], além da consultoria que “entrega projetos”, um parceiro estratégico que trabalha pela evolução do nosso ecossistema e que gera valor para o negócio e para a comunidade.

Quem pode e como participar do [ kolekto hackforce ] ?

Até o final de 2019 a [ kolekto ] já realizou cinco edições do [ kolekto hackforce ] alcançando o êxito de novos colaboradores para reforçar os times, com diferencial de já entrarem com a formação básica em Salesforce. O programa é voltado para estudantes dos cursos de tecnologia e para jovens profissionais recém formados que já atuam como analistas de sistemas ou em outras tecnologias Além das parcerias com as faculdades, a [ kolekto ] faz anúncio de vagas no seu portal de carreiras e redes sociais para toda a comunidade. Futuros desenvolvedores ou consultores funcionais passam por um teste de lógica, onde os aprovados são convidados a participarem do programa, com duração de uma semana.

Os participantes recebem um grande desafio: entregar um projeto na plataforma com tudo que eles aprenderam em 40 horas. E os resultados costumam ser surpreendentes! Um dos valores agregados é que os participantes percebam a grande oportunidade de desenvolvimento técnico, profissional e pessoal que o programa propõe.

Quem estiver interessado em sentir o gostinho de missão cumprida e gerar um novo patamar de consciência profissional em um mercado altamente aquecido, poderá se inscrever na próxima edição do [ kolekto hackforce ], que acontecerá agora em agosto e as inscrições já estão abertas!

Para se inscrever, acesse a página de carreiras do site da [ kolekto ] e busque a vaga.

Gostou de saber como a Salesforce e a [ kolekto ] preparar os profissionais para atuar no de tecnologia que mais cresce no Brasil? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e permita que mais pessoas conheçam e se inscrevam no Trailhead. Quer saber mais do programa [ kolekto hackforce ]? Contamos em detalhe neste outro post do [ k:now ] o blog da [ kolekto ].

Posts relacionados

Deixe uma resposta