Quality Assurance e as razões pelas quais a sua empresa deve dar mais atenção

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O que empresas gigantes de sucesso no ramo tecnológico, como Salesforce, Apple, Microsoft e Google têm em comum? O reconhecimento de suas plataformas digitais, aplicativos ou produtos e serviços. Em um mercado extremamente competitivo, com rápidas mudanças e atualizações, fica mais desafiador atender às crescentes demandas dos consumidores por produtos de alta qualidade. O Quality Assurance é a solução para entregar os melhores produtos e promover melhorias no processo de desenvolvimento ágil e viabilizar a criação de novos padrões.

Quality Assurance é um pré-requisito para qualquer empresa que deseja entregar produtos que funcionem conforme o esperado, pois permite identificar bugs e deve ser realizado rotineiramente. Adotar um processo de QA é fundamental para o sucesso e a satisfação do cliente e do usuário final.

Imagine um site. Ele pode ser intuitivo, ter cores e imagens que combinam com a marca e uma linguagem que atraia o seu público. Mas se não funcionar como esperado ou estiver cheio de bugs, irá afugentar os seus clientes. Não é por acaso que as organizações levam cada vez mais a sério o Quality Assurance.

Por que o Quality Assurance é tão importante?

“A garantia de qualidade é obrigatória em um projeto. Assegura o sucesso do produto em um mercado bastante competitivo e saturado. Ajuda as empresas a reduzir significativamente os custos de desenvolvimento, economiza muito tempo e protege a empresa e o usuário final de intenções maliciosas”, destaca Elisangela Campos de Paula, Quality Assurance Supervisor na [ kolekto ].

Desde o despertador que soa na hora, minuto e segundo que você programou, passando pelo carro que liga exatamente quando você gira a chave ao lead que é visualizado imediatamente, na plataforma de CRM, após preencher o formulário de “estou interessado”, tudo o que consumimos em nosso dia a dia atendem às nossas expectativas, porque passaram por algum tipo de avaliação de qualidade.

Os métodos de avaliação usados podem variar de produto para produto, mas envolvem essencialmente princípios semelhantes. O Quality Assurance ajuda a dar o desejável padrão ao seu produto ou serviço e acima de tudo reduzir as perdas. Veja mais:

Aumenta a confiança

“Para o cliente, a visão de que o que ele necessita será exatamente aquilo que será entregue, e que isso está sendo buscado e acompanhado todo o tempo por este controle de qualidade gera uma confiabilidade maior na relação entre o cliente e a empresa que está implementando o projeto”, completa Elisângela.

Eficiência, produtividade e redução de custos

A sua empresa pode trabalhar melhor quando não precisa lidar com erros constantes, que podem ser demorados e difíceis de corrigir. “Quanto mais cedo é identificado um desvio durante o desenvolvimento do projeto, menor é o custo para reverter esse desvio, logo, o controle da qualidade quando bem feito desde o levantamento dos requisitos e acompanhamento dos mesmos, reduz o custo com horas gastas em modificações tardias nos sistemas, ou do re-trabalho com ajustes após a entrega”, lembra Elisângela.

Controle de riscos e segurança na tomada de decisões

Um simples bug no sistema pode resultar em paradas, falhas de comunicação ou até mesmo em dados perdidos. Portanto, se você estiver planejando empregar uma tecnologia em sua empresa ou lidar com informações confidenciais, certifique-se de implementar testes para assegurar qualidade para não deixar espaços para erros. “A eficiência do controle da qualidade em todas as etapas do projeto, para que, com a clareza de comunicação, alinhamentos de informações, acompanhamento das atividades seja possível ao final garantir que o produto entregue esteja totalmente de acordo com aquele solicitado pelo cliente”, lembra Elisangela,

Reputação e problemas com órgãos reguladores

Muitos setores são regulados por agências ou órgãos que garantem que empresas, produtos e serviços cumpram regulamentações, padrões e normas. Se não forem atendidos, as penalidades poderão ser altas, correndo o risco de excluir a sua empresa do mercado.

“Normalmente indica-se planejar a gestão da qualidade do projeto e alinhar com a equipe, pois nesse momento define-se os critérios de qualidade para dar como atendido um requisito. Posteriormente é feito o acompanhamento da qualidade para verificar se os requisitos estão sendo atendidos, para que caso não estejam, possam ser tomadas medidas para reverter essa situação antes da entrega”, acrescenta Elisangela.

Como aplicar o Quality Assurance na minha empresa?

Colocar as melhores práticas de QA ajuda toda a equipe a fornecer soluções realmente excelentes que atendem às necessidades do mercado e as expectativas de nossos clientes.

“Hoje temos processos realizados por diferentes papéis dentro da [ kolekto ] que juntos levam à essa busca da qualidade e acompanhamento da mesma. Desde quando o projeto é iniciado, é feito o entendimento de arquitetura, levantamento de requisitos os envolvidos buscam a maior clareza e especificação possível das necessidades do cliente, e isso vai sendo compartilhado com todos os envolvidos em todas as fases, até chegar na fase que Quality Assurance, onde é feito o refinamento final para a validação de que, tudo aquilo que foi especificado tenha sido atendido, de modo que a entrega satisfaça às expectativas do cliente”, finaliza Elisangela.

A garantia de qualidade não deve ser vista como o único estágio no processo de desenvolvimento do produto. Como bem lembrou a Elisangela, o conjunto de práticas deve ser seguido desde a fase de descoberta até o pós-lançamento, incluindo suporte e manutenção. Ao decidir implementar uma nova solução tecnológica na empresa, todo cliente busca que ela seja desenvolvida e implantada de forma rápida e eficiente.

Esse foi o ponto de partida para criamos o [ kolekto ] liveflow, o framework de trabalho proposto para organizar os fluxos de projeto entre equipes [ kolekto ] e clientes, permitindo visualizar a solução que será entregue ainda numa fase inicial, para possibilitar a validação da experiência dos usuários pelos principais envolvidos.

Quer saber mais como essa metodologia irá simplificar e fortalecer o seu controle de qualidade? Fale sobre as necessidades do seu projeto com a nossa equipe de especialistas.

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