Entenda como a computação em nuvem é uma ferramenta estratégica na gestão de equipes produtivas em trabalho remoto

6 minutos para ler

O isolamento social adotado no mundo em razão do COVID-19 exigiu das empresas o desafio de se reinventar. É a oportunidade de se avaliar tudo, desde a importância dos escritórios físicos, políticas de trabalho remoto e o uso da tecnologia como facilitadora na produtividade e colaboração de seus funcionários.

Entre os aprendizados importantes que levaremos desse período de pandemia é confiança na força de trabalho. A produtividade por meio do trabalho remoto aumentou, desde o início da quarentena. Um estudo da Universidade de Stanford provou que funcionários em home-office tiveram uma performance 13% melhor do que o de costume.

Enquanto algumas empresas relutam em mudar para o remoto, outra pesquisa realizada no início do surto, pela consultoria Gartner, revelou que 74% dos líderes empresariais pretendem deslocar pelo menos 5% de sua força para essa modalidade. As bases desse sucesso são: a mudança de mentalidade da sociedade e a tecnologia evoluíram para tornar possível e mais viável esse tipo de conectividade, seja por videoconferência, aplicativos de mensagens e principalmente a maior adoção da nuvem.

A história vai registrar este momento como aquele em que a nuvem definitivamente se estabeleceu como um dos pilares para o sucesso dos negócios modernos. Entenda melhor como essa tecnologia tornou-se obrigatória para garantir a continuidade do trabalho e impulsionar o home-office.

Como a computação em nuvem facilitou o trabalho remoto

Você já se perguntou como multinacionais são produtivas mesmo com diversos fusos-horários e equipes espalhadas? Independentemente do surto, a tecnologia na nuvem permite acessar os dados em diversas plataformas e gerenciar projetos em qualquer parte do mundo.

Mas é possível as pessoas trabalharem remotamente e a empresa continuar operando com sucesso? Existem várias outras perguntas, mas também é o momento perfeito implementar uma política de trabalho remoto, avançar de vez na transformação digital e analisar os benefícios da nuvem. Abaixo estão alguns dos benefícios:

Flexibilidade, acessibilidade e portabilidade aprimorada

Há equipes que trabalham remotamente há anos, que passam mais tempo se deslocando em viagens ou reuniões, do que propriamente no escritório físico. A introdução da nuvem oferece exatamente o que eles sempre precisavam: acessar, inserir e editar dados em qualquer canto do mundo.

A equipe também pode fazer o fluxo de trabalho fluir melhor e mais rapidamente. Antes, gastávamos horas enviando, acessando emails e anexando arquivos, agora todos podem compartilhar, manipular e fazer atualizações em tempo real por meio de uma plataforma online com registros integrados.

Segurança de dados

Antes do surto, o desafio era prover ambientes seguros em redes privadas ou fechadas, mas no trabalho remoto, os seus funcionários estão saindo da sua segurança. A nuvem é uma ótima solução para garantir que seus dados estejam sempre lá e protegidos.

Os benefícios da computação em nuvem permitem que você faça a escalabilidade facilmente e permite a você aumentar o armazenamento em nuvem sem grandes reconfigurações, contratempos ou sistemas parados para backups ou atualizações.

Inovação, um caminho para ser mais competitivo

Inovar e manter-se atualizado é essencial todos os negócios. A competição cada vez mais acirrada tem forçado as empresas a serem mais rápidas ao responder às mudanças no mercado. Soluções flexíveis e personalizadas em cloud computing podem fornecer muitas vantagens úteis para ajudar as empresas a serem mais ágeis na gestão de seus negócios.

A adoção da nuvem, como estratégia de negócio, fortalece também a imagem de sua empresa e como passará a ser vista no mercado de trabalho. O coronavírus pode ter afetado a maneira como sua equipe trabalha, mas também influenciar na retenção de talentos e contratação de novos funcionários.

A consultoria de recrutamento Robert Ralf divulgou uma pesquisa com 800 trabalhadores, e 91% responderam que desejam ter a possibilidade de trabalhar de casa mais vezes mesmo com o fim do isolamento social. Adotar o teletrabalho pode será um benefício na hora de contratar ou reter um funcionário.

A computação em nuvem e o futuro da sua empresa

A pandemia trouxe a necessidade de mudanças generalizadas na forma como as empresas enxergam as prioridades em suas rotinas do trabalho. Adaptar-se à colaboração digital que não era prioridade antes, está sendo acelerada para continuar a agregar valor hoje e depois que todos voltarmos ao trabalho presencial nos escritórios. E o importante é saber que a tecnologia necessária para facilitar ainda mais essa mudança já está entre nós e funcionamento perfeitamente.

Os benefícios da computação em nuvem podem realmente levar sua empresa para o próximo nível. Principalmente em tempos como os atuais, no qual a transição do trabalho remoto possa acontecer de maneira abrupta, mas também quando a sua equipe voltar ao escritório.

A nuvem possibilita grandes oportunidades, entretanto, é necessário que a empresa tenha uma solução completa.

Colaboração apoiada em tecnologia

A forma como trabalhamos mudou muito durante as últimas décadas, e esse processo foi ainda mais acelerado pelo Coronavírus. Se preparar para futuras interrupções tornou-se mais do que obrigatório. As expectativas dos seus clientes continuarão a impulsionar o seu negócio a evoluir, e agora você sabe que os seus funcionários podem trabalhar, colaborar em projetos e interagir, independentemente da localização e horário.

Insira produtividade em tempo real no CRM Salesforce, para que as suas equipes possam trabalhar em equipe rapidamente por meio de dados dinâmicos, fluxos e mais recursos da plataforma de colaboração Quip para Customer 360. Realize análises e discuta conversas com dados sempre atualizados, sem e-mails ou reuniões. Os documentos do Quip são uma versão dinâmica que todos podem ver e editar ao mesmo tempo, fazendo tudo acontecer.

O Quip permite colaboração em seus projetos de qualquer lugar, com uma experiência contínua entre desktop e dispositivos móveis. Tornar a rotina da sua equipe mais produtiva com as ferramentas de colaboração e integração da Salesforce definirá o sucesso na transição para trabalho remoto. Entre em contato com a [ kolekto ] para conhecer melhor como ajudaremos a alavancar os resultados da sua empresa, mesmo durante o período de crise gerado em razão da pandemia.

Posts relacionados

Deixe uma resposta