Conheça a cultura da [ kolekto ] e saiba como ela é benéfica para nossos clientes

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Se você atua em um segmento em que a excelência no atendimento ao cliente é fundamental para o crescimento do negócio, vai gostar de conhecer a cultura da [ kolekto ] e como ela pode impactar positivamente os resultados de uma empresa em uma ação de parceria.

Especializada em consultoria e implementação do CRM da Salesforce, nossa empresa é capacitada para desenvolver projetos complexos de multicloud — mais nuvens, integrações com ERP — além de trazer soluções prontas como a [ kolekto support ] e a [ kolekto oem ].

O objetivo deste post é apresentar a cultura da [ kolekto ], contar a sua história e mostrar como ela está hoje posicionada no mercado, além dos diferenciais que colaboram para os bons resultados dos seus clientes. Continue lendo e veja como um bom parceiro pode ser a chave de sucesso da sua empresa!

Qual a história da [ kolekto ] e como ela está posicionada hoje no mercado?

Há 8 anos no mercado, a [ kolekto ] nasceu em 2012 e vivencia agora uma das mudanças mais significativas — a da estrutura física para um novo local e um cuidado ainda maior de transformar nossos processos de trabalho em experiências excelentes para clientes externos e internos.

Esse é um marco na história e simboliza uma nova fase, que chamamos de [ kolekto ] 2.0. A empresa não está apenas mudando de local, mas ampliando seu espaço físico, com maior capacidade para receber clientes e parceiros em um ambiente confortável que alcance, também, o time interno.

A história da [ kolekto ] é encantadora e faz com que os funcionários acreditem em seu potencial e na construção de processos e serviços cada vez mais eficientes em uma atuação de um time que adora trabalhar em conjunto.

O negócio deixou de ser apenas um sonho de empreendedores visionários para se tornar uma empresa moderna, com uma equipe formada por gerentes, executivos e especialistas capacitados, trabalhando juntos em uma realidade onde o objetivo é trazer excelência para construir uma experiência bem-sucedida.

As construções ideológicas foram sedimentadas ao longo dos anos e, hoje, nos baseamos em pilares de valor (falaremos deles no próximo tópico) que representam o que seria a missão, visão e valores, para garantir uma entrega pautada em planejamento e diretrizes.

Com a definição de um propósito, conquistamos autoridade em nosso meio de atuação, entregando projetos de CRM na plataforma Salesforce, trabalhando no melhor tempo, com a melhor solução de negócio possível.

A fidelização é um dos pontos altos da [ kolekto ], e muitos clientes que mantêm a parceria apreciam a excelência das nossas entregas. A Renault, por exemplo, é cliente há 8 anos, ou seja, o mesmo tempo de existência da empresa.

Assim também são os profissionais que atuam por aqui, que encontram motivos significativos para ficar, mesmo sabendo que podem ir quando bem entenderem. O objetivo da empresa é ser ainda mais abrangente e alcançar um número muito maior de clientes externos e internos.

Ao entender os passos do trabalho da [ kolekto ] — o que fazer, como fazer, por que fazer —, os propósitos no mundo como empresa, como sociedade, como líderes se tornaram mais claros, o que possibilitou definir, do lado de cá, a maneira como gostaríamos que a empresa seja vista do lado de lá.

Nesse processo, a palavra transformação surgiu como a essência da [ kolekto ], pois a empresa já nasceu fazendo transformações, e todo o time se reuniu para encontrar um meio de externar esse sentimento aos próximos colaboradores e clientes.

Embora a empresa trabalhe a transformação digital, diariamente desenvolvemos a transformação pessoal, para assegurar que, independentemente do contato — uma entrevista, uma ligação, uma emissão de nota fiscal —, essa seja uma experiência transformadora interna e externamente.

Quais os diferenciais da cultura da [ kolekto ]?

A cultura da [ kolekto ] é representada por pilares, chamados dentro da empresa de manifesto e seguidos à risca por todo o time. Todas as decisões tomadas passam por esses pilares, que direcionam e ajudam a encontrar as soluções apropriadas.

Entendemos que muitas mudanças aconteceram desde 2012 e o mais interessante é que chegamos até aqui com a certeza de que vamos continuar mudando cada vez mais e mais rápido.

A boa notícia é que, em meio a tantas mudanças, a [ kolekto ] já cresceu muito e continuará crescendo, não com o objetivo de ser uma empresa grande, mas sim de ser uma grande empresa.

Uma empresa grande pode ser medida pela quantidade de pessoas, mas temos em nossa filosofia que uma grande empresa só pode ser medida pela qualidade das pessoas e é nesse ponto que queremos chegar.

O desenvolvimento de ideias

Todo time [ kolekto ] entende que somos os únicos responsáveis por fazer da empresa aquilo que queremos. Em vez de fórmulas utilizamos ideias, livremente pensadas, compartilhadas e construídas coletivamente.

Ferramentas, como Agile, Scrum, Canvas, Mock Up e 5W2H, fazem parte de uma rotina e pertencemos a esse universo. Já nascemos para o mundo de hoje e estamos nos preparando para o de amanhã.

É nesse futuro que o Agile Mindset está espalhado por todos os lugares e a repetição não encontra lugar. Não estabelecemos isso como regra, mas adotamos uma postura analítica, crítica e criativa.

Nosso jeito de ser e fazer as coisas se sustenta nesses pilares que aprendemos a promover, disseminar, alimentar e valorizar, para que nosso trabalho, nossas relações e dia a dia estejam em constante processo de melhoria contínua.

  1. Somos nós, não somos sozinhos:
  2. Pensamos grande: pensamos o melhor pra um e pra todos.
  3. Comunicação transparente:
  4. Clareza e objetividade nas informações (saber escutar e saber falar).
  5. Visão lateral:
  6. Olhar para o lado com empatia (entender quem e como você pode ajudar).
  7. Ambiente informal:
  8. Não se trata apenas da maneira de ser vestir para trabalhar. É estar aberto para ouvir e fazer diferente. É estar aberto para o inesperado.
  9. Antecipar e não esperar:
  10. Encarar as situações com maturidade, antecipar os riscos e oportunidades.
  11. Facilitar soluções:
  12. Visão positiva para buscar e resolver problemas, fazer parte das soluções.
  13. Metodologias responsivas:
  14.  Em tudo o que fazemos: funcionou, use; não funcionou, troque rápido.
  15. Celebrar conquistas:
  16. Individuais e coletivas, pequenas e grandes (celebrar pra valer!).

O manifesto

No nosso manifesto, o primeiro pilar, “Somos nós, não somos sozinhos”, dentro da área de tecnologia, tem uma força muito grande, pois, culturalmente, pessoas que trabalham nessa área se comunicam pouco ou são melhores dialogando com máquinas.

Mostramos que não é verdade ao desconstruir essa ideia mitológica. A cada experiência de trabalho, cada experiência de entrega de um projeto e de convivência uns com os outros, é necessário olhar para o lado e entender o que impacta o outro de verdade.

Não importa se o outro é um cliente, o líder imediato, o colega de trabalho que senta na mesa ao lado. A riqueza está no fato de dividir mais tempo juntos, no trabalho ou com a própria família, e por isso nos preocupamos uns com os outros.

Essa rotina precisa ser interessante e desafiadora, estimular uma relação saudável, que faça bem coletivo. É isso que propagamos na [ kolekto ] e esse pilar representa a comunhão, o desejo mútuo de tornar o dia mais feliz e produtivo.

Outra referência do nosso manifesto é que “apenas nós somos responsáveis por fazer da [ kolekto ] aquilo que queremos”. Isso faz lembrar quando a empresa, há alguns anos, era composta de apenas 12 pessoas e 3 clientes.

A empresa não tinha área comercial ou alavancagem de vendas, tampouco uma área que cuidasse da aquisição e retenção de talentos — a função de gerente sequer era cogitada, pois não existia essa realidade ainda.

Os profissionais pioneiros, que cresceram junto com a gente, são os responsáveis pelo que a [ kolekto ] se tornou na atualidade — um time de 80 pessoas que trabalha e é responsável por fazer a [ kolekto ] se transformar no que desejarmos.

Com a ajuda de todo o time [ kolekto ], a visão que não se tinha de carreira no passado está hoje mais ampliada e abre precedentes para novas visões para aqueles que desejam trilhar um determinado caminho e ainda não descobriram por onde seguir.

O objetivo

Somos um time de desbravadores, com grandes profissionais e grandes carreiras, construídos sobre pilares bem-estruturados. Pessoas que acreditaram e acreditam que a [ kolekto ] pode ir ainda mais longe.

Chegaremos aonde quisermos utilizando ferramentas e soluções tecnológicas, sendo disruptivos, cuidando da parte de sucesso do cliente — interno ou externo — desenvolvendo carreiras e realizando sonhos.

O projeto de mudança da estrutura física de local teve a participação de todo o time de trabalho. Cada um contribuiu à sua maneira e criamos o nosso framework a partir de colaborações e sugestões, além de estudos realizados na faculdade ou abordados em TCC.

Complementando o que consideramos como diferencial da [ kolekto ], há mais um trecho do manifesto: “tudo vai mudar, muito ainda vai mudar, nós só não podemos deixar de sermos nós mesmos“, que vale muito algumas considerações.

Quando percebemos um salto de 13 pessoas para 80 e que aquelas que começaram o alicerce da empresa compõem esse grupo atual, visualizamos a transformação, mas em essência permanecemos aquela empresa fundada em 2012.

Embora a mudança seja contínua e que cada pessoa esteja em busca de realizações pessoais e profissionais, não abandonar os valores e a verdadeira personalidade faz com que os conflitos e discussões sejam sempre de ideias, processos e pareceres — nunca de valores.

Todos que trabalham na [ kolekto ] enxergam o conflito de ideias como positivo e necessário, desde que os valores permaneçam intocáveis e que cada um não abra mão de ser que é.

Os processos mudaram, o volume de pessoas cresceu, uma linha executiva de gestão foi instaurada, mas aquela empresa que começou 8 anos antes mantém os mesmos valores de todo um time — é essencial que todos saibam quem são de verdade e qual impacto pretendem causar na vida do outro, no trabalho ou na sociedade.

Como nossa cultura é refletida nos serviços que prestamos aos nossos clientes?

Seguindo o nosso manifesto, o time tem sido educado para ser um facilitador e multiplicador dos valores que defendemos.

É preciso lidar, naturalmente, com essa multiculturalidade e multiplicar nossa crença em uma cultura mais leve para chegar no resultado final. Não há seleção de clientes com base em valores, mas em uma pauta comercial de necessidade e o que podemos fazer para atender à demanda.

Dentro dessa multiculturalidade, atendemos a montadoras de diferentes países, culturas e valores — a Renault, que é francesa, a Honda, que é oriental, e a Volkswagen, que é alemã.

Não deixamos, porém, de estabelecer os limites de respeito que todo o time [ kolekto ] considera aceitável e expor que se trata de uma empresa que trabalha e respeita a diversidade, focando exclusivamente nas competências e habilidades do time para conduzir um projeto.

Não importa quem vai atender o cliente. Pode ser alguém de qualquer raça, cor, tribo, cabelo loiro, com tatuagem, pertencente à comunidade LGBT, um pai solo. O que importa para a [ kolekto ] é a expertise na plataforma para realizar um excelente a atendimento.

A maioria dos clientes da empresa é curiosa para conhecer como funcionamos de perto, e por isso recebemos frequentes visitas no escritório. Eles se interessam em saber quem somos e como atuamos juntos nesse cenário diferente.

Na [ kolekto ] quem quiser pode trabalhar de bermuda ou da maneira que julgar mais confortável. Há um programa de alimentação saudável e frutas, chás e feira à disposição ao longo do dia.

De que forma a [ kolekto ] se relaciona e desenvolve seus profissionais?

Embora a [ kolekto ] pareça e seja uma empresa legal para se trabalhar, o princípio básico do trabalho é a seriedade. A idade média de trabalho é de 30 anos, mas isso não significa que só porque a empresa é jovem, não terá responsabilidades.

O mercado confunde essa relação “juventude x responsabilidade”, mas temos gerente que começaram a vida na liderança com menos de 24 anos e desempenha suas funções com responsabilidade.

Acreditamos nessas pessoas que estão chegando jovens, como agentes de transformação, e permitimos um espaço para desenvolver competências e habilidades, técnicas e de gestão.

O objetivo não é ser uma empresa legal e sim uma empresa séria que se compromete com suas entregas em instâncias globais, pois a maioria dos nossos clientes são empresas multinacionais, o que impacta, muitas vezes, em mais de um país, dependendo das alterações da plataforma.

São mais de 17 mil usuários que dependem de um suporte sério e comprometido com a promoção de soluções. A [ kolekto ] é uma empresa que tem muita responsabilidade e se orgulha do trabalho que faz.

Poder trabalhar de bermuda ou ter um programa legal de alimentação não eximem o time da responsabilidade diária de ter excelência na entrega. A diferença é que buscamos o caminho mais leve para entregar aquilo a que nos propomos.

Todos os nossos contratos têm alto nível de criticidade, com uma responsabilidade imensa em entregar valor para todos os clientes e tentamos diariamente imprimir leveza na condução dos projetos e na entrega dos compromissos.

Não ter regras para o modo de se vestir para o trabalho, contar com horário flexível e ter feira à disposição todos os dias são detalhes que agregam valor pessoal para promover um ambiente mais leve e saudável em que é possível lidar com problemas sem que eles pareçam um fardo pesado.

Estamos trabalhando para enfatizar que a [ kolekto ] não é uma empresa legal e sim uma empresa jovem que coloca a leveza à frente do caminho para tornar a rotina mais alegre e dinâmica.

Não importa quem esteja realizando o trabalho, precisa ser bom para todo mundo — o estagiário, a pessoa responsável pela limpeza, o time técnico, o time de gestão, o cliente que estiver visitando, o fornecedor fazendo uma entrega.

No início do post falamos sobre a rotina diária, em que passamos mais tempo com as pessoas com as quais trabalhamos do que com a família ou amigos. A ideia é fazer uma jornada agradável, mas isso não pode ser confundido com falta de seriedade.

Honramos nossos valores e eles estão fundamentados no respeito ao trabalho e ao compromisso que firmamos com cada cliente para prestar um serviço de tecnologia para atender às suas necessidades.

Além da transformação da tecnologia em experiências e resultados, desejamos transformar os obstáculos em oportunidades, sonhos em realidade e vidas em grandes histórias, onde o protagonista mora em cada um e em todos ao mesmo tempo.

Conceitos como sucesso, satisfação e felicidade devem ser visualizados no final do caminho para que a jornada tenha um impulso forte de realização e conquista. O objetivo da [ kolekto ] é de transformação sem limites e vamos ainda mais além.

Exemplos de cultura organizacional similares à cultura [ kolekto ]

Não podemos dizer que nos inspiramos em algumas dessas culturas, pois trazemos conceitos únicos, de valores e modo de trabalho, mas essas empresas mostram que é possível ter um ambiente descontraído, um time jovem, muita responsabilidade e uma entrega de alto valor no mercado.

Google

Desde sempre ouvimos falar que a Google com seu ambiente descontraído e diversos benefícios, como salas de jogos, quadras, comida e lanches à vontade, é o sonho de trabalho de muitos jovens mundo afora.

Tudo isso, embora pareça um lugar legal, é uma forma séria de deixar os funcionários felizes e estimular sua criatividade para desenvolver melhor o trabalho e entregar excelentes resultados.

 Netflix

A Netflix tem um pacote de valores e habilidades que estimulam em seus colaboradores para alinhá-los com os da empresa e aumentar a produtividade. Em vez de contabilizar as horas de trabalho, a empresa de streaming se preocupa em medir o desempenho com base no alcance de resultados.

Dessa forma, deixa os colaboradores livres, mas cientes de que precisam ter disciplina e responsabilidade para se comportar e agir de acordo com as necessidades de suas funções e cargos, desde que ao final, apresentem resultados.

Facebook

Embora o Facebook tenha o domínio das principais redes sociais, onde os usuários compartilham seus momentos de descontração, lazer e viagens, o trabalho interno é levado muito a sério, o que se percebe pela liderança de mercado.

Todos os colaboradores têm liberdade de trabalho em um ambiente sem paredes ou lugares fixos. Por lá também a comida é liberada e os ambientes descontraídos. A cultura organizacional do Facebook defende a horizontalidade, ou seja, funcionários de diversos níveis hierárquicos atuam juntos, lado a lado.

É comum ver o Mark Zuckerberg misturado aos funcionários no mesmo salão, trabalhando em algum projeto. Ele mostra, com isso, que a cultura de igualdade é levada a sério e que se inclui dentro do processo.

Adobe

A Adobe pode não ter um ambiente totalmente descontraído, mas investe na saúde mental dos seus colaboradores para aguçar a criatividade. Além disso, tem a cultura de depositar total confiança, dando a cada um a liberdade de criação.

Para não inibir a criatividade e a capacidade de entrega, a Adobe evita estabelecer um padrão ou classificação de recursos disponíveis para desenvolver os projetos. Cada colaborador trabalha à sua maneira e ao final, com um resultado de sucesso, recebe recompensas em ações da empresa.

Trouxemos estes exemplos para ilustrar que diversas empresas, que estão no mercado entregando um trabalho sério e inovador têm alguma similaridade com o conceito e a proposta de trabalho da [ kolekto ], o que mostra que estamos no caminho certo.

Na cultura [ kolekto ] acreditamos que cada um, seja cliente, colaborador, parceiro ou comunidade é responsável por envolver, inspirar e impulsionar a transformação que desejamos, que não há limites e que as mudanças acontecem à toda hora, por isso devemos aproveitar as oportunidades.

Curtiu o post? Que tal entrar em contato com a gente para conhecer um pouco mais da [ kolekto ] e todo o trabalho especializado que realizamos em Salesforce? Será um prazer mostrar o que fazemos e ajudar sua empresa ser aquilo que deseja!

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