Estratégias para aumentar a produtividade no home office

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Com o mundo se movendo firmemente no trabalho remoto em meio a pandemia global, empresas e funcionários estão se ajustando para criar um equilíbrio harmonioso entre vida pessoal e profissional. A pesquisa Série Global Stakeholder – O Futuro do Trabalho, Agora realizada pela Salesforce, em diversos países, apontou que 52% dos entrevistados brasileiros trocariam de emprego se isso significasse que poderiam trabalhar remotamente, enquanto que 57% dos trabalhadores presenciais dizem que conseguiriam trabalhar remotamente se sua empresa oferecesse uma tecnologia melhor.

Não é segredo para ninguém que o home-office deixou de ser tendência, para ser realidade acelerada pelo COVID-19. Isso pegou empresas despreparadas que tiveram que alterar algumas práticas para reverter o prejuízo. Neste conteúdo trazemos algumas dicas para a sua empresa se manter produtiva mesmo trabalhando fora do escritório.

Integre soluções

Integre soluções para que seus colaboradores executem suas tarefas. Isso evita que eles tenham que acessar diferentes ferramentas para buscar dados, acionar agendas e editar planilhas ou até mesmo realizar sua formação em processos e políticas organizacionais . Como o trabalho será realizado da residência do funcionário, é importante aproveitar os benefícios do cloud computing, entre eles, o fácil acesso de qualquer computador, em qualquer canto do mundo.

Estabeleça rotinas de comunicação

A comunicação é uma das grandes responsáveis parte qualquer relação crescer e prosperar da maneira certa. As ferramentas de tecnologia e produtividade fornecidas aos funcionários remotos podem ser vitais para a manutenção do seu fluxo de trabalho. Essa interação cria um sentimento de pertencimento e normalidade entre todos os funcionários, seja por chat, vídeos, mensagens instantâneas ou a adoção de algumas práticas ágeis como kanban, dailymeetings, plannings, reviews e retrospectivas, que podem ser aplicadas aos processos de diversas áreas, além da implementação de projetos utilizando a metodologia agile.

Reconheça a autonomia

A confiança é sempre construída por seu comportamento, suas habilidades de comunicação e de gerenciamento. Se a sua empresa pretende crescer e expandir os seus negócios, é necessário construir uma relação e confiar na sua equipe. Nesse caso, o gestor pode colocar metas com horas máximas para serem finalizadas, investir em treinamentos sobre gestão do tempo ou deixá-los livres para gerir o tempo de trabalho.

Mantenha-se aberto para feedbacks

O home office pode ser uma situação nova ao negócio e a equipe, por isso é provável que as metodologias tradicionais usadas a distância não sejam ideais ou perfeitas. Os líderes devem solicitar e incentivar que os colaboradores deem feedbacks, críticas e sugestões sobre pontos que devem ser melhorados ou que ajudariam na sua produtividade.

Destine um canal, como o Google Chat ou Slack, especialmente para que os funcionários enviem seus feedbacks para evitar que as mensagens fiquem espalhadas em diferentes canais. Também designe um líder para analisar as opiniões e verificar as mais frequentes.

Quais são as principais soluções que ajudam nesse processo?

Existem diferentes instrumentos que são usados para automatizar processos e para auxiliar na colaboração do seu time. Entenda quais são eles a seguir:

Sales Cloud

As soluções em CRM da Salesforce estão entre as mais conceituadas do mercado. Com o Sales Cloud, sua equipe pode expandir suas contas, encontrar novos clientes e fechar negócios com mais rapidez, de qualquer computador e de qualquer lugar.

Chatter

Comunicação rápida, de forma que o seu time pode manter conversas separadas sobre cada projeto, área ou outro assunto relacionado a trabalho, esse é o Chatter. Essa ferramenta permite o compartilhamento de informações entre os membros da sua empresa. Trata-se de uma verdadeira rede social interna! Além disso, sua equipe consegue acompanhar os projetos em seus dispositivos mobile, dando mais praticidade ao dia a dia. Com essa solução, os colaboradores compartilham insights de vendas, casos de atendimento ou suporte e muito mais.

myTrailhead

O myTrailhead é uma plataforma gamificada de aprendizagem interativa que você pode personalizar para transformar o aprendizado específico de cada função, reforçar a sua cultura organizacional da sua empresa com todos os recursos deuma poderosa, amigável e escalável plataforma de treinamento utilizada por mais de um milhão de trailblazers e que já distribuiu mais de 20 milhões de badges. Configure com o seu conteúdo personalizado módulos rápidos de treinamento para acelerar o onboarding e a capacitação de suas equipes, a qualquer momento e em qualquer lugar, por meio de dispositivos móveis.

Salesforce Anywhere

Disponível em beta desde julho, o Salesforce Anywhere é um aplicativo que oferece chat, alertas, comentários e vídeo, em tempo real, diretamente para o CRM, em uma visão unificada do poder da colaboração e insights de dados para os fluxos de trabalho.

Quip

Imagine um editor de textos, com mais funcionalidades que você está acostumado e totalmente na nuvem? O Quip permite que você e sua equipe colaborem em qualquer dispositivo, com uma interface simples que combina documentos e mensagens em um único “tópico” de atualizações, como um chat, tornando a colaboração fácil e imediata. Você pode compartilhar documentos, tabelas, listas e muito mais para que várias pessoas possam editar e discutir juntas em um único espaço de trabalho compartilhado.

Taskray

O TaskRay é o aplicativo de gerenciamento de projetos nativo do Salesforce, projetado para capacitar equipes a serem mais produtivas, eficientes e colaborativas, além de integrar os clientes de maneira mais rápida e eficiente. Essa ferramenta oferece diversos recursos de visualizar as informações que se alinham com a metodologia Agile, como Scrum e tabelas Kanban, no qual as tarefas podem ser gerenciadas usando opções de arrastar e soltar.

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