Veja 6 exemplos do uso da inteligência artificial no dia a dia

6 minutos para ler

A inteligência artificial é uma tecnologia inovadora que está sendo aprimorada constantemente, mas que já está presente e integrada no cotidiano das empresas e pessoas. Isso pode ser facilmente percebido devido aos diversos exemplos de inteligência artificial no dia a dia, como em aplicativos e serviços on-line que utilizamos com frequência.

Essa tecnologia permite que os sistemas analisem uma grande quantidade de dados, detectem padrões e tomem decisões baseadas no conhecimento gerado por meio deles. Essa capacidade é algo que pode ajudar a agilizar diversos processos empresariais e também facilitar atividades corriqueiras que fazemos diariamente.

Quer saber por que a inteligência artificial está tão presente em nossas vidas? Veja a seguir alguns exemplos de inteligência artificial no dia a dia!

1. Assistentes pessoais

Os assistentes pessoais inteligentes são bastante utilizados em nossos smartphones e computadores, sendo alguns exemplos bem conhecidos a Cortana — disponível no sistema operacional Windows — e a Siri — pertencente à Apple. Eles são aplicativos que utilizam a inteligência artificial para nos ajudar a executar atividades em nossos dispositivos de forma mais simples.

A tecnologia permite que eles processem a linguagem humana e entendam comandos dados pelo usuário para executar tarefas no dispositivo. Alguns exemplos de aplicações que os assistentes pessoais podem ter em nosso dia a dia são:

  • anotar recados e lembretes;
  • fazer buscas na internet por meio de comando de voz;
  • encontrar músicas e documentos armazenados no dispositivo.

Além disso, as empresas podem investir nessa tecnologia para implementá-la em seus próprios aplicativos empresariais. Dessa forma, eles podem auxiliar os clientes na utilização das funcionalidades do aplicativo e tornar a experiência do consumidor ainda melhor.

2. Chatbots

Os chatbots são um dos exemplos de inteligência artificial no dia a dia que mais estão recebendo reconhecimento por parte das empresas. Eles são capazes de melhorar o relacionamento com o cliente, além de otimizar o processo de atendimento, que passa a ser realizado com mais eficiência e rapidez.

Os chatbots podem ser aplicados em diversas áreas, como marketing, vendas e suporte aos clientes, em tarefas como agendamentos de serviços, pedidos de produtos, pesquisas de satisfação e resolução de dúvidas. Por isso, eles podem trazer benefícios como uma maior satisfação e engajamento por parte dos clientes, bem como diminuir a carga de trabalho do time de atendimento da empresa.

Com o uso da inteligência artificial, é possível desenvolver chatbots complexos capazes de trabalhar com o Processamento de Linguagem Natural (PLN). Isso permite que eles compreendam a linguagem humana e mantenham diálogos mais inteligentes com os clientes por meio da troca de mensagens. Eles podem interagir com os clientes por meio do site da empresa ou de redes sociais — como o WhatsApp — e serem integrados diretamente com a plataforma CRM da organização.

À medida que conversam com mais pessoas, os chatbots dotados de inteligência artificial aprimoram cada vez mais sua eficiência. Dessa forma, eles aprendem ao longo do tempo com os próprios usuários e assimilam seus comportamentos, o que permite dar respostas ainda mais precisas sobre os serviços da empresa.

3. Aplicativos de rotas

Aplicativos de rotas — como o Google Maps e o Waze — ajudam muito no trânsito e são bastante utilizados no dia a dia. No entanto, eles só são capazes de oferecer algumas de suas principais funcionalidades devido à ajuda da inteligência artificial, que os torna ainda mais eficientes.

Uma dessas funcionalidades é a de planejamento de rotas, na qual a inteligência artificial é utilizada para definir as rotas mais rápidas para chegar ao seu destino. Além disso, a tecnologia permite que o aplicativo tome decisões baseadas em informações sobre o trânsito, como planejar uma nova rota para evitar engarrafamentos e acidentes na pista.

4. Buscas na Internet

Realizar buscas na internet é um dos exemplos de inteligência artificial no dia a dia mais comuns e que facilita muito a vida das pessoas. É estimado que o Google — site mais utilizado para esse fim — processe mais de 2 trilhões de buscas todos os anos, e que cada pessoa faça em média 3 ou 4 buscas todos os dias.

Porém, muitos dos usuários não sabem que a inteligência artificial é essencial para o funcionamento dos motores de buscas, nem como essa tecnologia é aplicada na prática. Na verdade, ela é utilizada não só para manipular os dados e encontrar resultados, mas também nos algoritmos que julgam a qualidade dos conteúdos e definem o ranqueamento das páginas apresentadas.

Dessa forma, a inteligência artificial permite que os sites de busca consigam identificar as páginas mais relevantes para você com base nas palavras-chave que você digitou. Isso facilita o processo de encontrar informações e soluções para os problemas que surgem no cotidiano, além de diminuir o tempo necessário para isso.

5. Segurança digital

Com a preocupação crescente em relação à segurança de dados, é comum que as empresas busquem formas mais sofisticadas e eficientes de garanti-la. Nesse contexto, a inteligência artificial é de grande utilidade, sendo empregada para evitar fraudes e proteger os negócios e também usuários comuns da ação de cibercriminosos.

A realização de transações por meio de internet banking, por exemplo, é protegida por meio da tecnologia, que é capaz de comparar os dados da transação e a forma como ela é realizada com padrões já existentes. Ela também ajuda os programas de antivírus a detectar sinais de ameaças, bem como identificar novos tipos de malwares por meio de sua forma de ação.

6. Netflix

A Netflix é um dos maiores exemplos de inteligência artificial no dia a dia, já que é um dos serviços de streaming de vídeos mais utilizados do momento. Em 2019, o serviço já contava com mais de 160 milhões de assinantes no mundo todo, sendo mais de 10 milhões de usuários apenas no Brasil.

A inteligência artificial é utilizada pela Netflix principalmente em seus algoritmos de recomendação personalizada de filmes e séries. Eles analisam diversos dados para encontrar outros vídeos no catálogo que também possam ser interessantes para você, o que facilita muito a sua escolha. Alguns dados levados em consideração pelo algoritmo são:

  • a avaliação dos vídeos;
  • o gênero ao qual pertencem;
  • preferências de outros assinantes com gosto parecido ao seu;
  • horário mais frequente e tempo total que você passa assistindo aos filmes;
  • atores presentes nos títulos.

Como você pôde perceber pelos diversos exemplos de inteligência artificial no dia a dia, essa tecnologia já é uma realidade e está evoluindo em ritmo acelerado. A tendência é que, com a transformação digital, ela receba uma atenção cada vez maior por parte das empresas e, com isso, esteja mais presente ainda em nosso cotidiano.

Seu negócio está preparado para a transformação digital? Veja como ela tem mudado a realidade das empresas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta