[ kolekto ] representa: conheça mais sobre nossa iniciativa

5 minutos para ler

A postura de uma empresa frente a temas sensíveis diz muito sobre a forma como ela lida com eventuais dificuldades no dia a dia. Os valores de uma cultura organizacional só se sustentam se estiverem realmente presentes no ambiente de trabalho — um bom exemplo disso é o [ kolekto ] representa.

[ kolekto ] representa

A multiculturalidade é parte da identidade e chave do enriquecimento cultural da [ kolekto ]. Pessoas com diferentes etnias, crenças, origens e classes sociais, quando parte de um mesmo propósito, compartilham diversas soluções, oportunidades e visões, além de conseguirem maximizar a eficiência da empresa.

A iniciativa chama a atenção pelos reflexos positivos que vem causando em meio aos próprios colaboradores da empresa e, é claro, na comunidade ao seu redor. Pensando nisso, conversamos com Marcelino Cunha, Gerente de Produtos da [ kolekto ], para mostrarmos como surgiu essa ideia e quais os principais impactos da sua implementação.

Não somos sozinhos

O Gerente de Produtos da [ kolekto ], Marcelino Cunha, pontua que, além de um “conhecimento tecnológico bastante fundamentado, a organização conta com uma estrutura preocupada com pessoas e processos de negócios”.

A junção de ambas as coisas, segundo ele, “nos permite fluir muito bem entre as necessidades técnicas e o conhecimento de mercado”. São características que fazem da empresa uma “ponte de tecnologia entre negócios e resultados”, destaca Marcelino. De fato, o termo é uma citação direta do Manifesto da [ kolekto ].

O DNA da [ kolekto ]

Quando apontamos que a iniciativa que dá nome ao artigo tem relação direta com a visão de mundo da [ kolekto ], partimos dos próprios valores da organização. A cultura da empresa, por exemplo, se baseia nos seguintes pilares:

somos nós;

não somos sozinhos;

comunicação transparente;

visão lateral;

ambiente informal;

antecipar e não esperar;

facilitar soluções;

metodologias responsivas;

celebrar conquistar.

Marcelino é preciso na análise. “Os valores da [ kolekto ] estão muito baseados ou centrados (…) em pessoas”. Ele destaca que entende esse como o principal valor da empresa, já que se reflete nas suas políticas e na própria forma como o RH observa e lida com as pessoas.

Nesse sentido, o [ kolekto ] representa é um grande expoente da preocupação da empresa em assumir sua responsabilidade social. Nas palavras de Marcelino, a iniciativa pode ser entendida como “a formalização de um processo ou de uma postura que a empresa já vinha adotando desde o início das suas atividades”. A valorização das pessoas se torna uma mensagem a ser retransmitida.

Diversidade e luta pela igualdade: o [ kolekto ] representa

De maneira bem objetiva, o Gerente de Produtos explica que o [ kolekto ] representa “promove a cultura da equidade”. Com cerca de 3 anos de existência, a iniciativa trata a diversidade como um alicerce essencial para fundamentar sua postura, suas ações e as próprias mensagens que isso carrega.

Mais do que simplesmente abrir espaço para um tema que é de extrema relevância para o amadurecimento da nossa sociedade, a [ kolekto ] acredita que a melhor estratégia para de fato fortalecer a igualdade é fomentar a representatividade — e isso só se faz em um ambiente mais igualitário, com respeito mútuo e o devido espaço para quem é mais atingido pela desigualdade.

Negro e gay, Marcelino Cunha demonstra muita satisfação em poder acompanhar essa movimentação interna da [ kolekto ] desde sua concepção. Segundo ele, o impacto positivo individual já pode ser sentido no momento em que as preocupações no ambiente de trabalho passam a ser as mesmas de qualquer outra pessoa: o desempenho das funções.

O sucesso brota da diversidade

Os resultados positivos se tornam evidentes conforme a identidade deixa de gerar obstáculos no seu trabalho. “Permitir que as pessoas estejam ali e se preocupem unicamente em entregar o melhor trabalho que elas podem: qualquer julgamento fica do lado de fora, abrindo espaço para a criatividade”, diz Marcelino.

Vale destacar um importante impacto do [ kolekto ] representa nos próprios serviços prestados aos clientes. Marcelino aponta que, sendo o Brasil um país tão diverso, um cliente só sente que suas demandas foram verdadeiramente compreendidas se ele também se sente representado.

O sucesso atual só é possível porque a [ kolekto ] dá espaço para as pessoas apresentarem e contraporem suas ideias, questionando e apresentando suas diferentes vivências de mundo. Para concluir, ele adiciona que “é isso que enriquece e contribui para que um trabalho seja assertivo, (…) é assim que a gente consegue estimular nossa criatividade”.

Como você pôde ver, a responsabilidade social só é plena quando o discurso de uma organização é reflexo da sua realidade cotidiana. O [ kolekto ] representa mostra que os resultados podem ser alcançados e o ambiente da empresa é o melhor lugar para dar o primeiro passo. Os clientes, por sua vez, acessam serviços cuja qualidade é reconhecida internacionalmente e que está sendo aperfeiçoado continuamente!

Se quer saber mais sobre esse trabalho, confira nosso post com 6 razões para contar com a [ kolekto ] como parceira de soluções de TI!

Posts relacionados

Deixe uma resposta