Marketing cloud: saiba o que é e quais os benefícios para a empresa

7 minutos para ler

Na era digital, os clientes são invariavelmente inundados com mensagens de marketing em todos os lugares. Em resumo, há muita concorrência pela atenção do comprador. Se os profissionais de marketing não agirem de maneira estratégica, seus esforços serão perdidos entre a multidão de outras mensagens por aí.

No mundo moderno do marketing de hoje, o sucesso está diretamente relacionado a dados necessários para a geração de leads e estratégias de nutrição, bem como ao gerenciamento correto desses dados. O sucesso do seu gerenciamento de informações geralmente pode determinar o êxito ou o fracasso da sua campanha.

Os softwares baseados em nuvem garantem a segurança dos dados, permitem um grande espaço de armazenamento e fornecem a capacidade necessária para a implantação da campanha. Esses são alguns dos benefícios que o Marketing Cloud pode trazer para suas estratégias.

Conversamos com Núbia Milanezi, Product Owner da [ kolekto ], sobre a solução e falamos a respeito das vantagens que o marketing pode ganhar com o uso dela. Confira!

O que é Marketing Cloud?

Núbia nos explica que o Marketing Cloud é uma plataforma de serviços de automação e marketing digital que permite que uma empresa interaja com os clientes em uma série de canais — e-mail, mídias sociais, web, dispositivos móveis etc. —, gerencie campanhas, publique conteúdos e analise os resultados.

Ele conecta todos esses processos a uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM).

Como ele funciona

O Marketing Cloud incorpora soluções integradas para o gerenciamento da jornada do consumidor. Ele une os dados e o comportamento do cliente em tempo real para criar comunicações e interações mais inteligentes, que respondam e antecipem as necessidades do cliente.

Toda interação gera comunicações personalizadas, de um para um, que movem o consumidor em sua jornada única. Isso ocorre a partir dos seguintes processos:

  • conhecimento do cliente por meio de uma visão unificada a partir dos dados capturados;
  • personalização criada a partir de dispositivos de inteligência artificial, para criar jornadas preditivas e experiências omnichannel específicas;
  • engajamento completo e em tempo real na jornada do cliente;
  • análise do impacto das estratégias de marketing de ponta a ponta com a ajuda do Google Analytics 360;
  • gerenciamento para B2C ou B2B.

Quais são os benefícios para as empresas?

Para Núbia, são muitos os benefícios no uso do Marketing Cloud, e eles podem ser percebidos assim que você começa a usar a ferramenta. Para ficar mais claro, separamos nos tópicos a seguir as vantagens descritas por ela.

Criar uma jornada customizada para o público

Para Núbia, uma jornada para o cliente é uma experiência ao longo da vida com uma marca. Isso inclui todos os pontos de contato e impressões de interações com os colaboradores, visitas ao site, experiências com os produtos e muito mais.

“Os profissionais de marketing podem orientar a jornada do cliente como nunca antes, com estratégias de marketing entre canais que combinam experiências digitais e do mundo real com sua marca”, reforça.

Entender melhor a base de clientes

O Marketing Cloud conecta os dados com seus processos de marketing para ajudar você a otimizá-los. Você nunca fica no escuro sobre o que está e o que não está funcionando. Tudo o que você precisa saber sobre seus clientes é mostrado com uma visualização clara.

Envolver corretamente o público-alvo e melhorar a experiência do usuário

O Marketing Cloud ajuda os usuários a criar experiências personalizadas para os clientes, o que significa que eles podem aproveitar uma visão completa, de 360 graus, de cada um deles.

A plataforma permite conectar os pontos importantes de contato do cliente — SMS, push notifications, e-mail marketing etc. —, para que você possa se tornar uma empresa orientada para o cliente.

Criar CTAs (calls to action) direcionadas

A personalização permite enviar CTAs direcionadas exclusivas para cada cliente, com base em seus atributos, comportamentos e interesses de perfil. Além disso, a estratégia ajuda a enviar essas CTAs pelo canal certo, seja por celular, mídias sociais ou e-mail.

Fortalecer seus esforços com dados

Como resultado de todos esses benefícios citados, os departamentos de TI não precisam mais se preocupar em comprar e provisionar servidores para armazenar dados da empresa. Em vez disso, podem se concentrar na criação de aplicativos que ajudam os negócios a correr mais rapidamente.

Não é preciso instalar aplicativos em todos os dispositivos para todos os usuários de uma empresa. Os usuários com acesso à web simplesmente fazem logon em um aplicativo para acessar, compartilhar e colaborar imediatamente com dados e processos de negócios relevantes.

Como implementar o Marketing Cloud?

Antes de tudo, é preciso definir a base de clientes que será impactada e os meios de comunicação que serão usados para impactar esses clientes (e-mail, SMS, notificação push etc.).

Também é necessário integrar a base de clientes com o Salesforce ou o Marketing Cloud para iniciar o processo de aquecimento de IP, enviando comunicações genéricas para uma base pequena e aumentando essa base no decorrer das semanas.

Recomendamos a aplicação de regras e comunicações simples no início, evoluindo gradativamente à medida que você tenha informações para analisar o comportamento e as tendências da base de clientes.

Ferramentas essenciais

Núbia comenta que, primeiro, é importante saber se já foi feita a compra de licença para usar o Marketing Cloud. Caso contrário, será preciso providenciar:

  • licenças;
  • Business Units;
  • Sender Authentication Package (SAP);
  • Short Code para disparo de SMS;
  • ativação de conector entre Salesforce e Marketing Cloud, caso você tenha um CRM.

O momento ideal para investir

O momento certo para investir em uma solução Marketing Cloud é quando se faz necessária a implementação de uma estratégia de marketing digital para impactar clientes por meio de diversos canais, gerenciar o engajamento das comunicações, entregar experiências personalizadas etc.

Núbia acrescenta que todas as marcas deveriam pensar em melhorar a experiência do usuário, e isso vai ao encontro do que o Marketing Cloud tem a oferecer.

Como a [ kolekto ] pode ajudar nesse processo?

A [ kolekto ] trabalha com Marketing Cloud há mais de oito anos, desenvolvendo estratégias e implementações na ferramenta junto ao cliente. Esse processo inclui:

  • consultores que ajudam o cliente desde a definição de regras de negócio;
  • desenvolvimento de estratégias de marketing específicas para a ferramenta;
  • estudo de benchmarking com todos os projetos que a empresa desenvolveu de acordo com o segmento — automotivos, energia, entre outros.

Após feitos esses estudos, inicia-se o processo de configuração da ferramenta, usuários e integrações. É possível implementar todas as estratégias mapeadas antes, usando todas as ferramentas disponibilizadas pela plataforma de acordo com a necessidade de negócio da sua empresa.

Em resumo, a popularidade do Marketing Cloud se deve à capacidade da plataforma de resolver os desafios prementes enfrentados pelos profissionais de marketing, de maneira fácil e sem complicações. Ele oferece ferramentas que permitem que as empresas entendam o cliente e se envolvam com eles nos seus termos. Ele faz tudo isso, facilitando os principais requisitos da era atual, como oferecer uma comunicação eficaz e permitir que os profissionais de marketing façam o necessário com rapidez.

Já que falamos muito sobre a importância dos dados no relacionamento com o cliente, continue no nosso blog e saiba como aplicar o Big Data na sua empresa e tomar decisões mais inteligentes!

Posts relacionados

Deixe uma resposta