Conheça agora a Metodologia Liveflow desenvolvida pela [ kolekto ]

6 minutos para ler

Ao decidir implementar uma nova solução tecnológica na empresa, todo cliente busca que ela seja desenvolvida e implantada de forma rápida e eficiente. Sabendo disso, nós da [ kolekto ] criamos a Metodologia Liveflow, que permite ter mais segurança e agilidade no andamento do projeto sem abrir mão da qualidade das entregas.

Com a aplicação dessa metodologia, somos capazes de ajudar nossos clientes a alcançarem os resultados esperados e transformar seu negócio da melhor maneira possível. Isso porque ela foi desenvolvida de acordo com as melhores práticas do mercado aliadas à vasta experiência que adquirimos ao longo dos anos.

Quer saber o que torna a Metodologia Liveflow a melhor escolha para desenvolver projetos de sucesso? Continue a leitura!

O que é a Metodologia [ kolekto ] liveflow?

A liveflow — tecnologia a qual a [ kolekto ] é proprietária — é uma metodologia de gerenciamento de projetos desenvolvida para fazer melhores entregas das soluções que oferecemos. Ela é o nosso padrão de trabalho para desenvolver projetos capazes de melhorar o negócio de nossos clientes, sendo empregada em diversos desafios como:

Ela consiste em um modelo híbrido entre duas metodologias já bastante utilizadas no mercado: a Agile e a gestão em cascata. Ao mesclá-las em um só Framework, conseguimos extrair o que cada uma delas tem de mais interessante e adaptar melhor nossas entregas às necessidades dos clientes.

Como ela funciona?

A Metodologia Liveflow busca utilizar o que há de melhor na metodologia Agile e, para isso, aplicamos os principais conceitos do Scrum. Dessa forma, dividimos nossos projetos em ciclos (sprints) e realizamos todas as reuniões específicas dessa estratégia, como o Sprint Planning, Daily Meeting, Sprint Review e Sprint Retrospective. Além disso, definimos os papéis determinados por ela, como o Product Owner, Scrum Master e o time de qualidade.

A metodologia Agile permite realizar entregas mais rápidas e dinâmicas devido ao aumento da produtividade e melhoria da comunicação entre a equipe e os clientes. Porém, sabemos que, apesar de ser bastante popular no mercado, ela nem sempre é suficiente para atender as necessidades de todos os negócios.

Levamos em consideração que, para grandes projetos, a linha de trabalho deve ser focada em prazos. Pensando nisso, decidimos unir o método ágil com a gestão em cascata — que traz características importantes como escopo e prazos bem definidos. Assim, todo projeto passa a ter um começo, meio e fim, além dos marcos de entrega, o que oferece uma maior segurança e controle para o cliente.

Como ela é aplicada na prática?

O primeiro passo que damos ao aplicar a Metodologia Liveflow é uma análise do projeto como um todo, com o objetivo de identificar os pontos mais importantes e revisar a arquitetura e a solução que precisa ser desenvolvida. Com base nisso, fazemos um primeiro protótipo de alta fidelidade da solução, que permite ao cliente ter uma visão geral do sistema.

Assim que o cliente avalia positivamente o protótipo, damos andamento às etapas seguintes, que são a especificação, desenvolvimento, homologação e produção da solução. É nessa parte que seguimos as rotinas específicas da metodologia Agile, procurando sempre ter entregas cada vez mais rápidas.

Por que essa metodologia é utilizada?

Sabemos que para entregar um projeto bem-feito e que traga valor para o negócio do cliente é preciso estar atento a diversos fatores. Entre eles, podemos destacar a experiência e competência do time de trabalho, serviços de qualidade e recursos tecnológicos atualizados e confiáveis. Além disso, é preciso gerenciar esses elementos de maneira adequada e garantir que eles se adaptem às especificidades de cada projeto.

Nesse sentido, a Metodologia Liveflow é utilizada em todos os nossos projetos, com o objetivo de fazer entregas mais alinhadas com as expectativas dos nossos clientes. Isso tanto em termos de prazos quanto de funcionalidades das aplicações, já que ela garante que o cliente receba exatamente aquilo que precisava.

Quais são os diferencias da [ kolekto ] liveflow?

Ao unir as melhores características das metodologias Agile e de gestão em cascata, a Metodologia Liveflow consegue oferecer melhores resultados. Isso porque torna-se possível contornar contratempos que surgem quando somente uma delas é aplicada de forma isolada.

No caso da metodologia em cascata, um de seus principais pontos fracos é a falta de visibilidade do processo e, no caso do Agile, a falta de um escopo bem definido pode ser um problema. Com a união de ambas, a Metodologia Liveflow permite que o cliente saiba exatamente quanto custará a solução e quando ela será entregue, além de acompanhar o desenvolvimento para saber se o projeto está indo na direção certa.

Além disso, à medida que desenvolvemos novos projetos e adquirimos experiência, buscamos aperfeiçoar nosso método de trabalho. Por isso, além da maior rapidez e previsibilidade dos resultados finais, um dos maiores diferenciais da Metodologia Liveflow são as melhorias constantes que ela recebe.

Todos os anos fazemos ajustes na metodologia, que já está chegando à sua versão 2.0. Nesses ajustes sempre:

  • verificamos se os papéis desempenhados pela equipe estão de acordo com as necessidades do cliente;
  • julgamos se existe alguma boa prática para incorporar no modelo;
  • averiguamos se existe algum item desnecessário que possa prejudicar o andamento dos projetos.

Quais benefícios ela oferece?

A Metodologia Liveflow traz diversos benefícios para o time [ kolekto ] — que consegue, por meio dela, trabalhar em seu máximo potencial — e, principalmente, para nossos clientes. Entre eles podemos destacar:

  • mais segurança para o cliente, que não precisa se preocupar com imprevistos relacionados a custos e mudanças de escopo fora de controle;
  • maior visibilidade do projeto como um todo, já que o contratante pode acompanhar todo o processo por um ambiente restrito;
  • garantia de que receberá exatamente aquilo que deseja, já que é possível testar a solução por meio de um protótipo navegável antes do desenvolvimento e solicitar ajustes caso necessário;
  • maior agilidade e prazos bem definidos, mas sempre mantendo a qualidade da solução em primeiro lugar para que os objetivos do negócio sejam realmente atendidos.

Como você viu, a Metodologia Liveflow é uma boa escolha principalmente para projetos que precisam de inovação e têm como objetivo impulsionar a transformação digital das empresas. Sua implementação em nossos projetos tem gerado bons resultados e trazido diversas vantagens para nossos clientes — dos quais recebemos bons feedbacks do modelo de trabalho.

Você já conhecia a metodologia [ kolekto ] liveflow? O que achou dela? Conte para a gente nos comentários!

Posts relacionados

Deixe uma resposta