Desde os anos 2000, a cultura da inovação digital deixou de ser um diferencial, agora é um imperativo de negócio. Se você não se atualizar, ficará para trás. E num ritmo ainda mais acelerado nos últimos anos.
Não importa a sua indústria, sua área de atuação ou seu papel dentro da organização, lá está você, cercado por todos os lados: pelas expectativas dos seus clientes por rapidez, segurança e comodidade; pelas tendências e mudanças tecnológicas, sociais e regulatórias; e por seus concorrentes buscando se adaptar para fornecer ainda mais capacidade e conveniência aos seus mesmos clientes.
68%* dos clientes dizem que passam mais tempo online do que offline.
83%* dos clientes esperam interagir com alguém imediatamente ao entrar em contato com uma empresa.
90%* dos clientes dizem que a forma como uma empresa age durante uma crise revela sua confiabilidade.
*Salesforce State of the Connected Customer 4th Ed
Nesse contexto, é fácil a ansiedade tomar conta sem saber por qual caminho seguir:
- Nosso cliente está satisfeito ou sente falta de alguma coisa?
- Internamente, estamos preparados? Sabemos o que temos que fazer? Temos a estrutura e processos necessários para nossos objetivos?
- Temos as tecnologias que precisamos para ter sucesso?
- Que tipo de solução é a ideal para nossa operação e para nossas estratégias?
A transformação digital dos negócios não é apenas uma decisão de ter ou não ter uma certa tecnologia.
Todo mundo deseja que suas organizações estejam sempre preparadas, com processos e tecnologias adequadas para seus desafios. Mas como você decide por qual caminho seguir sem meter os pés pelas mãos?
A transformação digital não é apenas ter uma solução de tecnologia. É a transformação da organização – pessoas, processos, infraestrutura, estratégias – para que as soluções digitais possam potencializar seus resultados.
Pela nossa experiência, para qualquer desafio de transformação digital, existem dois pontos que impactam diretamente sobre a decisão de quais as melhores e mais adequadas soluções para o negócio antes mesmo de qualquer linha de código ser escrita: 1) entender o contexto de negócio e; 2) desenhar a solução e a governança de tecnologia.
Primeiro passo: entenda todo o contexto de negócio para tomar decisões mais informadas.
Desde o desenvolvimento de um plano de negócio para um novo produto digital, até a experiência de atendimento e suporte a usuários aplicações tecnológicas, o entender o contexto onde a tecnologia está inserida e o que se deseja dela é – e sempre deveria ser – o primeiro passo.
Compreender amplamente as estratégias e objetivos do negócio, marca, clientes (interno e externo), processos, oportunidades e como isso tudo impacta diretamente as pessoas, as áreas, seus produtos e serviços. Essas diferentes perspectivas permitem um alinhamento consistente entre suas metas, a satisfação do cliente e experiências de marcas mais impactantes.
Tudo que vem antes da solução, da plataforma, da aplicação é o que permite tomas as melhores decisões sobre a tecnologia a favor do seu negócio e dos seus clientes interno e externos. Só assim é possível identificar as oportunidades e pontos críticos que impactam o sucesso de qualquer tecnologia, seja em processos, seja em funcionalidades, seja em objetivos que devam ser alcançados.
Segundo passo: desenhe a solução e a governança de tecnologia necessárias para não ter surpresas:
Agora, se você já tem mapeado os contextos de negócio e jornada de serviço que a solução de tecnologia se propõe a resolver, o segundo passo é se preparar para o lançamento da tecnologia e também para sua evolução.
Para o lançamento de uma nova aplicação, falamos de estabelecer as funcionalidades e perfis de usuários, analisar o escopo de faseamento de desenvolvimento, planejar a arquitetura técnica e de integrações entre sistemas, cronograma e estratégia de lançamento, e preparar a organização para os riscos e mudanças que acompanham novas soluções. A análise e o desenho de cada uma dessas etapas permite uma implementação mais assertiva, sem surpresas no caminho.
E por exemplo: se em um cenário de intensa inovação e evolução de soluções, depois de 6 meses novas necessidades não forem identificadas, é bem possível que você e sua aplicação de tecnologia estejam ficando para trás. Então se planejar para o próximo passo para acompanhar a demanda, com capacidade de escala de infraestrutura, arquitetura bem desenhada, integrações entre sistemas e processos de governança bem definidos garante que o investimento realizado no lançamento não ficará obsoleto.
Contexto e planejamento são chaves para uma solução digital alinhada ao seu negócio e seus clientes.
Não importa qual o desafio, o desenvolvimento de uma solução em tecnologia precisa estar contextualizada aos objetivos de seu negócio, a experiência de seus clientes e a realidade de sua estrutura tecnológica. É justamente entendendo e preparando o que está ao redor da aplicação, que a transformação digital de uma organização é possível.
Sem dúvida, nossos maiores casos de sucesso foram os que passaram por estas duas etapas, criando as condições estratégicas e operacionais para que a tecnologia pudesse realmente ajudar a solucionar aquele desafio específico.
Nesses quase 10 anos e a cada projeto, refinamos nossas práticas de consultoria em linha com o desenvolvimento ágil de soluções em Salesforce, para atender clientes de diferentes indústrias, em desafios para dentro e para fora das organizações.
Quer entender como ajudamos nossos clientes nesse caminho? Entre em contato com a gente.