Saiba como funciona o programa [ kolekto hackforce ] de treinamento em Salesforce

6 minutos para ler

O programa de treinamento [ kolekto hackforce ] tem por objetivos propor a aceleração de onboarding e formação de equipes na plataforma Salesforce, seja para integrarem os times da [ kolekto ] ou de clientes que deverão conduzir projetos ou administração de aplicações em soluções multicloud.

Conversamos com a Talyta Guimarães, Gente de Pessoas, Organização e Performance da [ kolekto ] e uma das responsáveis pelo programa que vai para a sua 6a edição agora em agosto. Nesta entrevista ela conta para os possíveis candidatos interessados, e para todo o ecossistema Salesforce, como é realizada essa jornada de formação, uma iniciativa gratuita para toda a comunidade e que pode transformar a carreira profissional de jovens profissionais de tecnologia.

[ k:now ] O que é o [ kolekto hackforce ] oferecido pela [ kolekto ]?
[ Talyta Guimarães ] – É um programa intensivo de formação acelerada na plataforma Salesforce para candidatos interessados em serem consultores e desenvolvedores na plataforma Customer 360. Baseado em conceitos de autoformação no Trailhead, a plataforma gratuita de treinamento da Salesforce, na metodologia de hackaton de mão na massa para entrega de um projeto em 40 horas e apoiado em mentoria por profissionais certificados.

[ k:now ]Como é realizado?
[ TG ] – Após um primeiro dia de introdução à plataforma Salesforce e aos conceitos de CRM, os participantes são estimulados a definir um desafio, uma aplicação que resolva um problema de negócio específico.

Durante uma semana são orientados a implementar esta aplicação na plataforma. Ao final, os participantes apresentarão seus projetos para uma bancada de avaliadores que vão fazer seus comentários e sugestões.

O desafio é definido com critérios de aceite pela [ kolekto ] ou cliente contratante. Como exemplos de desafio temos: o problema de um dono de farmácia que quer criar uma agenda de remédios de uso contínuo para clientes de doenças crônicas, ou uma concessionária que quer entender a relação entre carros vendidos e test drives realizados, ou uma lanchonete que precisa criar um programa de fidelidade para os almoços, por exemplo, são problemas reais aplicados a um projeto dentro do programa.

A banca avaliadora é composta por profissionais gabaritados na área de CRM, do time técnico e gestão de projetos da [ kolekto ] ou convidados da Salesforce Brasil e de clientes, também conhecedores dos desafios reais ligados a implementação de aplicações de CRM.

[ k:now ] Quais são os métodos utilizados para compor o treinamento?
[ TG ] – Os participantes recebem trilhas de treinamento no Salesforce Trailhead, a plataforma gratuita de treinamento da Salesforce, e horas de mentoria com coaching em atividades básicas como criar objetos, configurar campos, programar processos e automações para resolver o desafio de implementação proposto em modelo de hackaton em que todos os participantes trocam experiências entre eles e com um time de especialistas que os orienta no processo.

[ k:now ]Qual a importância do [ kolekto hackforce ]?
[ TG ] – Esta foi a forma da [ kolekto ] responder, através de um programa permanente e institucional de treinamento, ao desafio de escassez de recursos especializados no mercado que está aquecido demandando seja consultores ou desenvolvedores em Salesforce. E o [ kolekto hackforce ] em suas cinco edições trouxe ótimos resultados: seja para a [ kolekto ] com a atração de talentos para seu time interno tendo formado recursos de alta performance que tiveram sua primeira chance e hoje têm funções de liderança na empresa; ou para atender a demanda de treinamento especializado para o ecossistema Salesforce ou em clientes.

[ k:now ] Quais as vantagens obtidas por quem participa?
[ TG ] – O [ kolekto hackforce ] é uma porta de entrada para estudantes, profissionais recém formados ou profissionais que estejam desejando entrar no mundo do Salesforce CRM. Mas descobrimos que o modelo pode atender necessidade de clientes que precisam formar times que vão trabalhar em projetos de implementação na plataforma em suas empresas. Tudo de isso de uma maneira rápida e eficaz, focando na entrega de projetos completos em uma velocidade muito alta, características da plataforma.

[ k:now ] Como são implementados os 3 focos do treinamento hackforce (imersão, mentoria e hackaton)?
[ TG ] – A imersão acontece no primeiro dia de programa em que os candidatos assistem palestras que orientam sobre os conceitos básicos de negócios, de CRM e da plataforma, assim como uma visão geral do ecossistema Salesforce e como a [ kolekto ] está inserida neste contexto.

Assim cada candidato terá insumos para definir o seu desafio e o desenho da aplicação que será proposta como solução. Não é apenas tecnologia, mas uma visão de negócio que pode ser transformada através desta tecnologia!

A mentoria funciona durante uma semana, em que atividades básicas de configuração e desenvolvimento são ensinadas aos participantes com foco nos seus desafios e aplicação por um time de especialistas, que possuem experiência comprovada em treinamento e na implementação de projetos Salesforce.

O modelo de hackaton (uma maratona de desenvolvimento de software) é o estímulo para que cada participante se supere na implementação do seu projeto, de forma colaborativa com os mentores e seus colegas de programa, permitindo assim, desde o início que sejam desenvolvidas competências em colaboração e trabalho em equipe, importantes pilares do nosso manifesto e da forma como trabalhamos em projetos reais depois com nossos clientes.

[ k:now ] Quais são os valores que a [ kolekto ] visa passar com o programa?
[ TG ] – Um dos principais objetivos é promover a cultura da autoaprendizagem, a colaboração entre times multifuncionais e a importância de entregar uma solução em um período limitado de tempo, pois este é o ambiente em que os profissionais irão vivenciar no dia a dia de um Salesforce Consulting Partner.

[ k:now ]Quem pode participar?
[ TG ] – A [ kolekto ] oferece o programa gratuitamente para a comunidade e podem participar estudantes e recém formados da área de tecnologia, ou profissionais que tenham interesse em conhecer o Salesforce e iniciar sua trajetória na plataforma.

O candidato passam por uma fase de recrutamento e avaliação de habilidades dos participantes para que haja um nivelamento mínimo de competências e assim todos possam desfrutar ao máximo da iniciativa e termos os melhores resultados.

[ k:now ] E como fazer o cadastro?
[ TG ] – Para se inscrever, acesse o site da [ kolekto ], na aba “juntos” e se candidatar realizando o cadastro.

Posts relacionados

Deixe uma resposta