Qual a importância da consultoria durante implantação da plataforma CRM Salesforce?

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A plataforma CRM Salesforce é uma das principais tecnologias utilizadas pelas empresas para organizar informações, aprimorar a comunicação e o atendimento aos clientes, automatizar tarefas burocráticas, aumentar a eficiência e produtividade da equipe, entre outras funcionalidades.

Em razão dos numerosos benefícios garantidos às empresas, a Salesforce domina o setor com 19,5% de market share, conforme os dados coletados pela Forbes em 2019 — esse percentual é mais que o dobro do seu concorrente direto.

Entretanto, implementar essa plataforma não é simples, sendo fundamental contar com o apoio de uma consultoria especializada e de qualidade. Continue lendo este post em que apresentamos as soluções oferecidas pela Salesforce CRM, como funciona a implementação da tecnologia e a importância de uma consultoria como a [ kolekto ] no processo.

As soluções oferecidas pela plataforma CRM Salesforce

O Salesforce CRM é excepcionalmente amplo e traz inúmeras funcionalidades para empresas de diferentes tamanhos e setores. Veja exemplos de recursos que são utilizados para alguns setores de negócios:

  • automotivo – torna a jornada do cliente mais fluida ao envolvê-los em cada ponto de contato, seja por dispositivos móveis, mídia social, salas de exposição, online, entre outros. Tudo isso torna a interação com o cliente mais orgânica e maximiza a conversão de leads;
  • serviços financeiros de banco – disponibiliza perfis completos de clientes em diferentes produtos e linhas comerciais, permitindo que os colaboradores identifiquem oportunidades para conquistar novos clientes, converter leads (potenciais clientes) e fidelizá-los;
  • comunicação – interliga clientes, agentes, representantes e outros colaboradores, ajudando-os a fornecer uma experiência mais coesa e personalizada aos clientes;
  • educação – ao conectar informações de redes sociais, nuvem e dispositivos móveis, o Salesforce fornece uma visão de cada aluno, candidato e filiais.

O processo de implementação do CRM

Para implementar o CRM, primeiro é preciso elaborar o que é conhecido como blueprint. É desenhado então, um mapa que demonstra como será e funcionará a solução do Salesforce dentro da empresa. Trata-se de um protótipo que ilustra como será o funcionamento do CRM na prática, além de definir as diretrizes e os objetivos a serem alcançados.

Ressalta-se que nada será colocado em prática nessa fase, tudo deve ser bem planejado para que não ocorram falhas e problemas futuros. Com esse documento pronto, o gestor saberá exatamente como funcionará a solução depois da implementação.

Nessa etapa a consultoria realiza o que é chamado de Design Thinking, processo que estuda os problemas da empresa e cria soluções adequadas e inovadoras para satisfazer suas necessidades. Após, será necessário realizar o Benchmarking, uma análise do mercado em que a marca se encontra.

Com o planejamento e os estudos de casos, é possível implantar o CRM. Um dos fatores críticos de sucesso é a alimentação de dados feita pelos seus colaboradores. Isso gera a necessidade de direcionar a cultura organizacional de sua empresa para a tecnologia e inovação.

É viável contratar uma consultoria para auxiliá-lo a implementar o Salesforce CRM em qualquer fase de sua implementação, seja na ideação, construção do blueprint, implementação no campo prático ou atualização da tecnologia.

A importância da consultoria nesse processo de implementação

O CRM impacta todos os níveis da organização e transforma digitalmente a rotina de todos os colaboradores.

Imagine que uma organização levou meses para implementar a tecnologia, usou uma grande quantidade de recursos e treinou seu pessoal para utilizá-lo. Mesmo com todo esse trabalho, os usuários terão dúvidas sobre as funcionalidades da plataforma no seu dia a dia. Nesse caso, será crucial disponibilizar um suporte especializado e de fácil contato para que o problema seja solucionado.

O ideal é que o suporte seja online, resolva os problemas no primeiro contato e assegure a utilização correta da plataforma. Isso aumenta a adoção do CRM pelos usuários e maximiza o retorno sobre o investimento realizado.

Além disso, a consultoria realiza o serviço de manutenção evolutiva, que redesenha a implementação e o uso do CRM, estuda o mercado, analisa a situação atual de seu negócio, instrui sobre as novidades da tecnologia e ensina como a empresa pode se adaptar a elas.

Esse é um processo mais importante que muitos imaginam. O Salesforce é atualizado três vezes ao ano e as mudanças ocorrem por volta dos meses de fevereiro, junho e outubro. As alterações incluem correção de problemas, aperfeiçoamento da segurança, incorporação de novas funcionalidades etc.

Aproveitar essas novidades é crucial para garantir seu destaque no mercado, e um suporte especializado que trabalhe com uma metodologia ágil, entenda e antecipe as necessidades de seus clientes funciona como uma grande fonte de informações.

O serviço de consultoria da [ kolekto ]

A [ kolekto ] é uma empresa que fornece serviços de consultoria e implementação do CRM, na implantação de projetos complexos de multicloud (tecnologias nuvem que tenham integrações) e oferece soluções próprias que satisfarão as necessidades de seu negócio de diferentes formas, como automação comercial, gestão de leads, atendimento ao cliente, entre outros.

Entre seus grandes diferenciais está a criação de uma relação de confiança com os clientes e a entrega tempestiva — dentro do prazo combinado — de valor ao cliente, pois eles oferecem serviço customizado de acordo com suas necessidades. Ela consegue observar todas as necessidades do cliente e personalizar a consultoria agilmente.

Trata-se de uma organização inovadora, que investe na transformação digital e combina metodologias próprias no desenvolvimento de projetos com o Salesforce CRM.

O fator mais importante na implementação de um CRM é a entrega de serviços ágil e mais simples possível, pois, isso faz com que o investimento gere valor imediatamente ao contratante. A [ kolekto ] compreende a importância da agilidade e garante o cumprimento de seus prazos.

A [ kolekto ] é reconhecida internacionalmente e fornece suporte em 3 níveis para mais de 15 mil usuários por mês, sendo que seus profissionais solucionam 90% dos casos no primeiro contato durante o primeiro nível.

O gestor que negligencia a consultoria durante o processo de implementação não conseguirá aproveitar de todos os recursos do Salesforce CRM, já que seus usuários terão constantes dúvidas sobre o uso da tecnologia. Entretanto, esse problema pode ser solucionado com uma consultoria especializada.

Se você deseja acompanhar a evolução do Salesforce CRM e maximizar seus benefícios, entre já em contato conosco da [ kolekto ] e conheça melhor os nossos serviços.

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