Squads ágeis: como lidar com prazos e riscos em projetos de maneira rápida

6 minutos para ler

A transformação digital influenciou diversas empresas tradicionais a reestruturar suas estratégias para acompanhar os novos negócios e ter sucesso em um ambiente incerto e turbulento. À medida que o ritmo continua a acelerar, mais e mais organizações estão recorrendo ao desenvolvimento ágil.

As metodologias ágeis surgiram com o intuito de flexibilizar a produção nas empresas. O conceito, oriundo do universo de desenvolvimento de software, visa trazer maior colaboração, maior dinamismo, melhor suporte às mudanças, maior respeito à opinião do cliente e agilidade. Assim, os resultados são melhores e trazem bom retorno sobre o investimento dos contratantes.

Essa metodologia emergiu como uma maneira de lidar com as barreiras comuns do desenvolvimento como prazos insuficientes, erros demais e clientes insatisfeitos. Com as principais prioridades de negócios girando em torno do atendimento às necessidades do cliente, variações foram aparecendo para tornar o modelo eficiente em diferentes contextos.

Um exemplo é o agile squad, criado para otimizar ainda mais o trabalho interno ao colocar o foco nos times. As implicações vão além do mundo dos softwares e geram impactos também na gestão de projetos e de campanhas de marketing e vendas.

O que é agile squad?

Agile squads são times interdisciplinares e flexíveis, responsáveis pela entrega ponta a ponta de cada produto. Representam uma mudança na organização das pessoas: sai o tradicional modelo em que os profissionais se comunicam basicamente com outras pessoas da mesma área, para o que pessoas de diferentes expertises são agrupadas.

Ou seja, cada time é formado por profissionais de áreas e especialidades distintas. Podemos ter um grupo com um desenvolvedor, uma pessoa do marketing, um designer e um product owner, por exemplo. Ao colocar profissionais diferentes em contato, a ideia é tornar a produção mais ágil, segundo os próprios princípios das metodologias ágeis.

Cada squad trabalha em um ambiente colaborativo e transparente, usando os pontos fortes de cada membro para colocar o produto da mais alta qualidade no mercado no menor tempo possível.

Aliás, assim como os métodos agile, os squads são construídos sob a ideia de busca por mais colaboração, flexibilidade, uso de tecnologia e outros valores. A ideia é dividir problemas em etapas menores e em fragmentos mais claros para a compreensão. Assim, a empresa trabalha a cultura do feedback, para valorizar ainda mais a comunicação. Além disso, é importante que haja o respeito à diversidade e à individualidade dos membros para que o modelo dê certo realmente.

Quais os benefícios em uma organização ágil?

Comunicação horizontal

Nos squads, a comunicação se torna horizontal. Em vez do tradicional modelo, em que existem fortes hierarquias e decisões que só fluem de um ponto para outro, nos squads, a comunicação é abrangente. Todos falam com todos. Em um time, todos estão no mesmo nível e podem cooperar com a sua devida expertise para chegar ao objetivo.

Previsibilidade e redução de riscos

Outra questão é o suporte às mudanças. Um dos fatores que mais põem riscos o desenvolvimento de produtos é o tempo.

Se um erro é percebido em um squad ágil, ele pode ser facilmente contornado com decisões rápidas. Há uma certa flexibilidade maior às mudanças do que os métodos tradicionais, bem como uma constante reavaliação do que está sendo feito. Afinal, trata-se de um método ágil. Os trabalhos em ciclos curtos cooperam para essa maior flexibilidade.

Agilidade

As decisões são descentralizadas, uma vez que são impulsionadas pela autonomia de cada squad. O fato de que há profissionais de áreas diferentes em um mesmo time favorece a abrangência e precisão das escolhas, sem haver esperas intermináveis.

Ou seja, para cada ação, a equipe não precisa esperar decisões em outros níveis ou de outros setores. A autonomia ajuda nesse sentido, permitindo liberdade para trabalhar — desde que os objetivos sejam alcançados.

Assim como as escolhas, a produtividade é otimizada e agilizada. Visto que há decisões rápidas e problemas são contornados eficientemente, é possível entregar mais em menos tempo.

Experiência dos colaboradores

Nos squads, os colaboradores são mais ouvidos e participam mais ativamente dos processos e decisões. Eles são considerados como peças fundamentais para chegar aos resultados esperados e podem até mesmo crescer na empresa por conta disso. A experiência desse trabalho mais engajado gera expertise e permite o amadurecimento.

Tudo isso coopera para que o funcionário se sinta mais motivado a trabalhar e tenha uma ótima experiência. Assim, eles entregam o melhor e se tornam mais produtivos.

Como implementar os agile squads?

Para chegar à implementação bem-sucedida dos agile squads, é preciso desenvolver uma cultura. Essa cultura deve ser fundamentada em princípios ágeis, de colaboração, de comunicação horizontal, de feedbacks e de foco no cliente. Da mesma forma, entenda a importância de quebrar problemas em pontos focais distintos.

Outra dica é a gestão do time. Conheça muito bem os seus colaboradores e entenda como eles se encaixam nessa mentalidade. Saiba em quais squads eles podem oferecer o melhor.

Para construir o modelo perfeito para a sua empresa, vale a pena observar os já existentes e tentar extrair o melhor de cada um. Personalize as abordagens para as necessidades específicas de sua organização. Assim, as empresas se tornam mais produtivas, enquanto aproveitam melhor o seu time.

Veja aqui algumas das metodologias agile mais difundidas para o gerenciamento de recursos, projetos e times.

Em busca de gerar valor o mais rápido possível para os clientes, nós da [ kolekto ] ao longo dos anos e com a experiência em cada um dos projetos implementados em diferentes indústrias, desenvolvemos uma metodologia própria, o [ kolekto ] liveflow.

Em busca de gerar valor o mais rápido possível para seus clientes, nós da [ kolekto ] desenvolvemos ao longo dos anos e com a experiência em cada um dos projetos implementados em diferentes indústrias, desenvolvemos uma metodologia própria, o [ kolekto ] liveflow.

Hoje, uma prática de serviço consolidada, o [ kolekto ] liveflow une o melhor das metodologias ágeis com as melhores práticas da gestão em cascata de projetos. Quer entender como isso funciona e pode ajudar em seus projetos Salesforce? Vamos falar!

Posts relacionados

Deixe uma resposta