Transformação digital: a importância no cenário pós-pandemia

8 minutos para ler

A humanidade sempre inovou e continuará cada vez mais em ritmo acelerado. Olhando para a última década, o uso da tecnologia melhorou radicalmente o desempenho, percorrendo todos os cantos das empresas, envolvendo cargos, setores e impulsionando mais intimamente o comportamento com o cliente.

O cenário mundial atual trás mais dúvidas do que certezas. O COVID-19 lançou a necessidade urgente por recursos digitais. O que já era uma realidade, tornou-se obrigação para empresas moldarem suas estratégias e serem capazes de reagir às mudanças repentinas.

Antes da pandemia, diversas organizações podiam se dar ao luxo de “adiar” a sua transformação, apesar de entenderem completamente a sua importância. Vale lembrar que esse período está alterando os hábitos de consumo e definirá ainda mais como as empresas fazem negócios agora, e no futuro. Revisar estratégias e ser mais digital, tornou-se mais do que imperativo para superar a crise.

Muito mais do que a integração de novas tecnologias

A transformação digital é descrita como o uso da tecnologia para converter operações de negócios e torná-los em processos muito mais eficientes. Mas não se trata de apenas sair às compras por novos recursos de tecnologia. É muito mais do que novos computadores e plataformas, é uma evolução da sua empresa.

Esse processo contínuo será definido e refinado à medida em que avança pelos setores da sua organização. É uma mudança cultural, na maneira como os negócios são realizados, aprimorando com valor à sua cultura e as experiências com que lida com os clientes, parceiros e funcionários, que estão cada vez mais digitais.

Essa transformação poderá definir o amadurecimento de pensamento e processos. É a oportunidade para reformular suas estratégias e examinar criticamente o que produz e o que isso representa para o mercado. É o momento, mais do que nunca, de adaptar os negócios às tecnologias para não ficar para trás. Cabe a você encontrar a estratégia certa para as suas necessidades, funcionários e clientes. Confira a seguir como potencializar oportunidades, resultados e se adaptar a fases como a atual.

Independentemente do impacto que o novo coronavírus gerou em sua empresa, a transformação precisa ser feita e agora. Confira a seguir alguns aspectos sobre a digitalização, sua importância e como se encaixa na sua empresa.

Incentivando e adotando práticas, mesmo a distância

Implementar mudanças durante o surto tornou-se extremamente desafiador. Boa parte das empresas adotou o trabalho remoto como prioridade para proteger seus funcionários. Agora, muitos perceberam que é possível continuar e se adaptar melhor, mesmo após a crise. Empresas estão discutindo a real necessidade de viagens, reuniões e até mesmo manter um endereço fixo.

Vendas, marketing, administrativo, RH e demais funcionários precisam estar conectados para alinharem melhor suas metas, manter a produtividade e dar sequências as estratégias.

A transição da digitalização fornece a estrutura e ferramentas adequadas, como a possibilidade de uma excelente comunicação, resultando em maior eficiência, produtividade e alinhamento à cultura da empresa.

Inovação digital é ir além de ser moderno, é uma vantagem competitiva

A transformação digital também potencializa os seus resultados ao levar a sua empresa para segmentos que até então eram inacessíveis a ela. Isso também vale para novos públicos e parceiros.

A tecnologia e a Internet removeram barreiras de tempo e geográficas, abriram novos mercados e ditaram caminhos para qualquer empresa que esteja pronta para aproveitar oportunidades.

Inovações tecnológicas impactarão diretamente na sua marca. Ao adotar uma nova mentalidade e o uso bem-sucedido de novas plataformas tecnológicas ajudarão a projetar uma imagem moderna e orientada para o futuro.

Transformando a experiência do cliente

Possivelmente, um dos pontos mais importante de como essa transição pode gerar vantagens, é o quanto as ferramentas digitais pode fazer em relação à retenção, satisfação e experiência do cliente.

As mídias sociais, aplicativos e novas tecnologias tornaram a vida das pessoas muito mais fáceis, com acessos e respostas quase instantâneas aos seus problemas. Não basta atender e entender, precisa ser rápido.

O digital acelerou à medida que se tornou onipresente e obrigatória para lidar com o consumidor. A mudança desse comportamento, expectativas e necessidades são cruciais, e a tecnologia é um facilitador adicional a essa realidade.

Adaptando as necessidades do seu negócio

Cada empresa é diferente e isso exige o exercício introspectivo de compreender as principais necessidades do seu negócio, levando em consideração os seus objetivos, posicionamento de mercado, público-alvo e outros fatores. Mas além disso fazer essa reflexão colocando o cliente no centro deste processo.

Em um mundo onde as oportunidades tecnológicas parecem ilimitadas, é importante ter diretrizes claras para a aplicação de soluções e a implantação de processos para executar o melhor. Mas como saber o que é valioso para o cliente? Um design de serviços completos consegue aproximar mais dos consumidores, oferecer uma experiência de atendimento, refinando os seus gostos e acompanhando ainda mais a sua jornada de compra.

O [ kolekto ] thinking compreende a necessidade do negócio e define a jornada com uma visão ampla do entendimento dos objetivos e impactos nas seis dimensões do desafio – negócio, marca, cliente, experiência, jornada e processo. É um processo centrado no cliente, aberto a colaboração entre equipes multidisciplinares, sem julgamento, promovendo pensamentos primeiramente divergentes, de forma intuitiva e iterativa para depois convergir numa definição de produto, solução ou serviço.

É um processo ágil para abordar o design e a inovação que se concentra nos desejos e necessidades dos usuários, e permite que sua empresa funcione conforme a tecnologia evolui. Estimula ideias inovadoras à medida que sua equipe percorre as fases de inspiração, ideação e definição. Enquanto outros frameworks são divididos em etapas, o [ kolekto ] thinking não deve ser abordado de forma rígida e ordenada, podendo alternar os processos conforme forem a solução e o design sejam alcançados.

Tome decisões baseadas em dados

Os rumos da sua empresa não devem ser decididos pelo acaso ou “feeling” de certas lideranças. Não há nada melhor do que dados concretos para corroborar ideias e apontar decisões acertadas para serem tomadas em seus diversos departamentos.

Isso exige a adoção de um modo de agir totalmente condicionado a dados desde antes da aplicação da estratégia. Determine metas mensuráveis que utilizem indicadores específicos para apontar o seu sucesso. A partir daí, saiba quais números acompanhar e obtenha diagnósticos precisos sobre a sua atuação.

Aprenda mais sobre como os dados podem ajudar a apontar os rumos certos para o seu negócio. Confira aqui no blog como aplicar o Big Data em sua empresa e tomar decisões mais inteligentes.

Transformação digital é buscar o aprimoramento de forma contínua

É fundamental que você não se contente com uma implementação preliminar ou que pareça satisfatória apenas em um primeiro momento. Saiba detectar novas oportunidades de melhorias e mantenha a sua empresa em um curso totalmente voltado para a inovação.

Isso significa responder rapidamente às maneiras como a tecnologia pode mudar a forma como os negócios são conduzidos, as expectativas dos clientes, o relacionamento com as parcerias e as necessidades dos funcionários. Para ter sucesso, as organizações precisam de práticas que lhes permitam tirar proveito das novas tecnologias como parte de um processo de adoção contínua.

A estratégia de transformação digital continua mesmo após o momento do lançamento da aplicação. Uma técnica consistente de continuidade da operação é fundamental para explorar todo os benefícios e obter o melhor retorno do investimento na Plataforma Customer 360 da Salesforce®, criando um ambiente que permita inovação rápida, contínua e segura.

O [ kolekto ] ongoing é um conjunto de soluções essenciais para fazer a gestão da mudança de forma segura e a adoção de um centro de excelência em práticas de governança de tecnologia para a boa performance das aplicações e a confiabilidade nos sistemas, com o mínimo tempo de inatividade e maior escalabilidade.

Construindo uma abordagem certeira para sua transformação

Agora é a hora de ajustar as prioridades com base no valor que irá gerar para a sua empresa e a transformação digital passa a ser um fator crucial para o sucesso. As consequências da pandemia fizeram as necessidades dos negócios mudarem drasticamente e exige uma abordagem mais urgente. Optar por deixar a transformação digital para depois, foi uma escolha que muitas empresas tiveram, mas o tempo acabou.

Como uma consultoria completa em soluções e serviços especializados em tecnologia, a [ kolekto ] oferece diversas estratégias para sua empresa se adaptar ao seu futuro. Desde o nosso lançamento, atendemos empresas em diversos ramos de atuação, com diferentes públicos mas todos com algo em comum: eles queriam e continuam querendo inovar. Visite nosso site para conhecer tudo que podemos fazer para o seu negócio.

Posts relacionados

Deixe uma resposta