Transformação digital no Brasil: entenda a aceleração da tendência

5 minutos para ler

A transformação digital está mudando fundamentalmente a maneira como as pessoas vivem, trabalham, aprendem e se socializam. As empresas brasileiras de diversos setores já perceberam e enfrentam a decisão de investir cada vez mais na modernização, acelerando seus processos em busca de otimizar a conformidade com o padrão mundial.

Quando analisamos alguns cenários, como o setor bancário e de saúde, percebemos os efeitos que a digitalização tem gerado no dia a dia do brasileiro. Ela não somente tem revolucionado novas empresas, como também tem obrigado organizações mais experientes a reavaliar seus conceitos. Para entender melhor como está o panorama da transformação digital no Brasil, continue a leitura!

Como o Brasil tem recebido a Transformação Digital?

O estudo “Transformações digitais no Brasil: insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país”, apresentado pela consultoria empresarial McKinsey, traz um cenário animador As empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento do 3 vezes maior , – globalmente, e os líderes digitais cresceram 5 vezes mais que as demais empresas.

Percebemos esse aquecimento, quando analisamos as motivações para investir na transformação, sendo os dois principais: competitividade e liderança no mercado. Essa mudança se dá por conta do aumento de discussões sobre o tema, aumento do interesse de pessoas e empresários, bem como o conhecimento dos principais desafios. Uma vez que se sabe quais são os obstáculos, é possível trabalhar a fim de mitigá-los.

Por que a modernização já não é uma opção?

Como dito, o avanço na jornada de transformação não é mais uma opção. Se em algum momento do passado, as empresas poderiam contar com essa questão como um diferencial, atualmente, elas sabem que se trata de um requisito para sobrevivência, uma estratégia eficiente e crucial.

A digitalização não somente deixou de ser uma opção, como se tornou um aspecto basilar para quem busca melhorias no negócio, como o melhor caminho para chegar à evolução do negócio. Desse modo, falar de transformação é abordar de uma só vez a experiência do usuário, a inteligência de modo a tomar decisões e se antecipar ao futuro, a capacidade de oferecer comunicação omnichannel, bem como a melhoria interna com automação de processos, além de outras questões.

Aceleração tecnológica brasileira segue o ritmo Mundial

Neste novo cenário da COVID-19, as pessoas passaram a utilizar ainda mais os seus computadores e smartphones, pois precisam evitar solucionar seus problemas fisicamente. Isso fez crescer ainda mais a importância da digitalização da experiência do usuário.

Assim como em todo o Mundo, o comércio está aumentando a capacidade a vender online a partir de aplicativos e de comunicação a distância; bancos oferecem cada vez mais serviços online, mais ágeis e menos burocráticos; o setor de entretenimento tem se deslocado para plataformas de streaming para aproveitar a usabilidade da internet para criar experiências imediatas.

Dentro das próprias empresas, há uma necessidade maior por trabalho remoto, visto que as pessoas não podem mais se aglomerar. Dessa forma, é preciso investir em novas estratégias eficientes para suporte remoto, bem como tecnologias para gestão integrada de dados que permitam que colaboradores tenham acesso, independentemente de onde estejam.

Quais são as tendências tecnológicas?

As tecnologias que estarão em destaque serão aquelas que ajudem as organizações a serem mais flexíveis e com maior capacidade de adaptação às circunstâncias, é o que revelou o Gartner Top Strategic Technology Trends for 2021. Muitas das tendências estão diretamente ligadas ao esforço para responder à crise da pandemia e impulsionar o crescimento, apesar dos seus efeitos negativos. Veja:

  • Internet of Behaviors (IoB)
  • malha de segurança cibernética
  • Experiência total
  • Inteligent Composable Business
  • Hiperautomação
  • Operações em qualquer lugar
  • Engenharia de IA
  • nuvem distribuída
  • Computação que aprimora a privacidade

O relatório afirma que a dinamização dos negócios digitalmente exige democratização, agilidade e eficiência e as organizações que não se preocupam com sua eficiência de trabalho e agilidade nos negócios serão as que certamente ficarão para trás.

O estudo também acentua que tentar antecipar qual será a trajetória para a sua organização ajuda a orientá-lo sobre como a sua empresa irá seguir após essa transformação. Hoje, ser digital é o assunto. Ouvimos falar de tecnologias digitais, dados digitais, mídia digital, marketing digital e tudo mais digital. Todos querem se tornar digital. Mas qual caminho seguir?

As mudanças tecnológicas não param de acontecer e a transformação digital é um processo contínuo e irreversível, nos mais diversos segmentos da indústria, e a sua adoção vem conectando diversas etapas da produtividade para oferecer aos seus clientes as melhores experiências e oportunidades possíveis.

Saiba como essas transformações têm grande influência em nossas vidas e no trabalho no Por Trás da Nuvem, o podcast de iniciativa da [ kolekto ] que aborda as experiências de empresas, dos mais variados setores da indústria, que utilizam a Plataforma Customer 360 da Salesforce como estratégia de tecnologia para inovação e transformação digital.

Posts relacionados

Deixe uma resposta