Startups de ônibus: entenda mais sobre sua atuação e crescimento

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O transporte desempenha um papel central em nossas vidas e os recentes avanços tecnológicos permitiram que ele se tornasse ainda mais acessível, conectado e principalmente: compartilhado. Dos transportes de carros por aplicativos aos patinetes elétricos, diversas opções estão inovando e moldando o panorama do transporte coletivo e individual aqui no Brasil.

Além do custo mais baixo, muitas pessoas estão deixando de lado o carro particular devido aos altos custos com estacionamentos e os congestionamentos cada vez mais caóticos nas grandes cidades. A indústria da mobilidade tem crescido alavancada por startups e tecnologias emergentes, mas a ideia, em si, de mobilidade compartilhada, não é nova: desde anos de 1980 na cidade de Nova York, ônibus não oficiais chamados de “dollar vans“, transportam passageiros com relativamente opções limitadas de transporte público.

Especialistas estimam que a economia compartilhada deverá movimentar mundialmente US$ 335 bilhões em 2025 . Leia o texto e saiba mais como as startups de ônibus estão pegando carona nessa promissora indústria da mobilidade aliada cada vez mais com a tecnologia e estratégias digitais.

Entenda como as empresas estão atuando

Uma onda de inovações tem impactado a indústria de transportes e isso aumentou a empolgação do consumidor com a perspectiva de serviços personalizados e conforto ao usuário.

Um exemplo de case de sucesso desse tipo de organização é o do Grupo JCA. O desafio era mudar a forma como as empresas do Grupo se relacionam com o cliente, deixando de lado o “vender um lugar vago no ônibus para um passageiro qualquer”, transformando para “oferecer soluções conforme a necessidade do cliente”, através da implementação da Visão 360o. O resultado foi uma virada da antiga plataforma de SAC, para mais de 70 posições, em apenas um fim de semana, adotando o Lightning Experience Console, permitindo o atendimento de mais de 730 mil ocorrências nos primeiros 6 meses de operação. A nova solução gerou aumento de 7% para 26% de atendimentos no Fale Conosco no site do Grupo JCA.

Outra contribuição para o sucesso é o fato de que a pandemia agravou a situação econômica de grande parte da população, fazendo com que as pessoas buscassem alternativas para minimizar seus custos de forma geral, o que inclui viagens de ônibus. Conheça algumas iniciativas do setor:

  • Wemobi: lançado pelo Grupo JCA, 100% digital, garante um serviço prático e econômico, com direito a embarque por reconhecimento facial, sem contato humano e impressão de bilhetes.
  • Buser: concentra-se em viagens intermunicipais e interestaduais, além de proporcionar um preço mais acessível e mais conforto;
  • BusCo: o Grupo JCA e a Viação Águia Branca se uniram para constituir uma joint venture com o objetivo de explorar na prestação de serviços de transporte terrestre interestadual de passageiros dentro do Brasil, por meio de linhas regulares, e tem como canal principal de distribuição sua plataforma de vendas on-line, que comercializará somente passagens de ônibus relativas aos mercados operados pela própria empresa;
  • Ubus: realiza viagens dentro da cidade e com maior conforto, já que oferece Wi-Fi e ar-condicionado;
  • CityBys 2.0: surgiu para suprir a demanda de mercado de transporte urbano de Goiânia;
  • Fretadão: empresa de otimização logística entre empresas e passageiros. As organizações que aderem ao aplicativo também aproveitam de uma redução de custos;
  • 4Bus: opera apenas se houver demanda suficiente de passageiros. Os trechos são definidos pelos próprios usuários e, se a viagem for cancelada, eles são informados com 48 horas de antecedência.

Quanto à forma de pagamento, cada startup tem suas próprias políticas. O Buser, por exemplo, cobra uma taxa do operador do ônibus entre 0% e 20% do valor de cada viagem, percentual que varia conforme a quantidade de passageiros no ônibus.

A relação das startups com o cenário atual

O crescimento das startups de ônibus podem ser tomadas como parâmetro das mudanças que vêm ocorrendo no mercado, com fortes traços tecnológicos e inovação, e se adaptando rapidamente no mercado, já que o número de adesão pela população cresce constantemente.

Esse crescimento gera um insight para se manter relevante no mercado e acompanhar as tendências. É fundamental investir em uma estratégia digital e adotar tecnologias para melhorar a satisfação de atendimento, com uma plataforma de suporte ao cliente, fornecendo assistência personalizada através de qualquer canal digital, com mais rapidez e precisão.

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